on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

É perigoso tomar banho durante uma tempestade?

Se estiver ocorrendo uma tempestade violenta, suas chances de ser atingido por um raio é uma em 600.000, porém esse risco é elevado se você estiver tomando um banho, lavando roupas ou pratos ou até mesmo lavando as mãos em uma pia. Apesar de nem todos os raios serem fatais, ocorrem várias mortes e ferimentos decorrentes desses fenômenos naturais.

Durante uma tempestade, evite encanamentos por até 30 minutos depois do último relâmpago ou raio (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Raios internos e externos

Alguns dos lugares mais comuns para ser atingido por raios é um um campo de golfe ou embaixo de uma árvore, que corresponde a 14% dos acidentes envolvendo raios. Apesar da maioria das mortes em decorrência desses fenômenos ocorrer em áreas externas durante os meses de verão, os raios internos também podem ser perigosos e até mesmo fatais, de acordo com a FEMA (Agência Federal De Gerenciamento de Emergências). Os raios podem entrar na casa através de surtos elétricos ou de água, portanto é importante manter aparelhos eletrônicos desligados e evitar usar água durante a tempestade.

Loading...

O condutor perfeito

Se você estiver dentro de casa durante uma tempestade, é recomendado que se evite todos os encanamentos, o que inclui chuveiros, banheiras, vaso sanitário, pias ou máquinas de lavar. Esses aparelhos são condutores de eletricidade, então, se você estiver usando a água dos canos, ela pode agir como condutor para a força elétrica criada pelo raio. Se um raio atingir sua casa, esse surto elétrico poderoso pode eletrocutar o usuário e é por esse motivo que tais encanamentos devem ser evitados durante a tempestade, até mesmo se você não estiver usando a água.

Calculando a distância

Um raio pode cair até mesmo quando não estiver chovendo, ou a até 16 km de uma tempestade. Depois que esta passa, geralmente é seguro tomar banho 30 minutos após o último raio ou trovão, apesar de ainda ocorrerem relâmpagos ocasionais. Você também pode calcular a distância de uma tempestade contando os segundos entre um trovão e um relâmpago, dividido por cinco. Entretanto, se já estiver vendo o relâmpago ou ouvindo o trovão, isso significa que a tempestade está próxima o suficiente para representar perigo.

Tratando eletrocução

Um mito comum sobre as vítimas de eletrocussão por raio é que seus corpos carregam uma carga elétrica após o acidente, contudo isso não é verdade. Se um familiar for atingido por um raio no chuveiro ou em qualquer cômodo da casa, ligue para a emergência imediatamente e comece a fazer reanimação cardiorrespiratória ou respiração boca a boca, se necessário. A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) sugere que você procure por queimaduras, danos aos sistema nervoso, ossos quebrados e perda de visão ou audição.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...