Saúde

Qual é o período de incubação para tuberculose?

Escrito por g.r. claveria | Traduzido por vivian rocha
Qual é o período de incubação para tuberculose?

Os sintomas da tuberculose são parecidos com os de gripes comuns

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Tuberculose (TB) é uma bactéria que se divide devagar e, por isso, pode ficar inativa por anos antes que a doença realmente apareça. É fácil de tratar quando detectada cedo e requer um aderência cuidadosa ao regime médico.

Outras pessoas estão lendo

Infecção

A infecção pela TB pode ser causada por respirar partículas expelidas no ar, através de pacientes com a infecção ativa que não estão sendo tratados. Pacientes com a doença inativa e aqueles que estão fazendo tratamento não podem espalhá-la.

Incubação

A extensão do período de incubação varia, dependendo de vários fatores de risco individuais. Dentro de seis semanas após ser exposta, uma pessoa infectada desenvolve uma infecção primária nos pulmões, que pode ser assintomática. A doença então entra em uma fase inativa que pode durar semanas ou anos.

Fatores de risco

Pessoas com sistemas imunes saudáveis podem se manter infectados por anos sem desenvolver a doença. Aqueles com sistema imune comprometido devido a AIDS ou outras condições (má nutrição, por exemplo), os mais velhos e os muito novos podem desenvolver uma infecção ativa bem antes disso. Nesses casos, o corpo pode não conseguir conter a TB aos pulmões, e ela pode acabar afetando ossos e articulações, órgãos internos e, até mesmo, os olhos e a pele.

Sintomas

Os sintomas da tuberculose começam tipicamente com uma tosse crônicas com muco que dura mais de três semanas. Febre, cansaço, perda de apetite (com frequência, resultando em perda de peso), suor, mal-estar e falta de ar também podem ocorrer. Como os sintomas dessa doença são bastantes similares aos de resfriados ou gripes, somente um médico pode fazer um diagnóstico positivo.

Testes e Tratamento

Um simples teste de pele pode confirmar a presença da bactéria que causa a tuberculose. Raios-x do peito podem confirmar infecções ativas, embora somente uma cultura (que demora de quatro a doze semanas) poderá fornecer um diagnóstico definitivo. O tratamento típico é fazer uso de antibiótico prescrito pelo médico todos os dias, durante seis meses.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media