Quanto tempo se pode permanecer na água até que a hipotermia se apresente?

Escrito por ginger voight Google | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo se pode permanecer na água até que a hipotermia se apresente?
A hipotermia é o ponto em que o corpo perde calor mais rapidamente do que o produz (Pixland/Pixland/Getty Images)

A hipotermia é o ponto em que e o corpo perde calor mais rapidamente do que o produz. Ela reduz a temperatura central do corpo, o que pode comprometer a saúde e levar à morte. A hipotermia pode começar em água tão quente quanto 21 °C; o corpo esfria mais rapidamente na água do que no ar. Ela reduz a temperatura central de seus 37 °C normais para cerca de 35 °C. Quanto mais tempo uma pessoa ficar na água, menor será sua temperatura, tornando-se imperativo sair da água imediatamente uma vez que os sinais de hipotermia se apresentem.

Outras pessoas estão lendo

Exposição à água

O corpo esfria pelo menos 32 vezes mais rápido na água do que no ar frio. O impacto da água fria pode ter um efeito dramático sobre o corpo, causando estresse imediato desde a primeira respiração ao início rápido de dormência nas extremidades. Em temperaturas frias, as chances de sobrevivência são reduzidas de horas para minutos com base em quanto tempo uma pessoa fica na água. Uma vez que a hipotermia leve pode ocorrer em uma temperatura da água de 21 °C, saia da água o mais rápido possível tão logo apresente sinais de hipotermia.

Níveis de hipotermia

O minuto em que uma pessoa começa a tremer incontrolavelmente é quando hipotermia leve se estabeleceu. Essa fase dura até que a temperatura caia para 35 °C. A hipotermia moderada ocorre quando a temperatura do corpo cai para entre 33 ºC e 35 °C. A pessoa ficará atordoada e confusa, o discurso ficará embotado e ela começará a tomar decisões irracionais, como tentar tirar a roupa. As habilidades motoras serão comprometidas. A temperatura corporal de 30 ºC a 33 °C indica hipotermia grave e uma emergência imediata com risco de vida.

Sobrevivência na água

Ficar na água faz com que o corpo perca calor em uma taxa muito mais elevada. A melhor chance de sobrevivência é sair da água imediatamente. Se tiver caído na água, tente voltar para o barco ou para terra firme o mais rápido possível. Se a embarcação tiver virado, tente permanecer em cima dela para reduzir a exposição à água. Se não estiver sozinho, aproxime-se da outra pessoa na água para preservar o calor.

Nadar ou boiar na água

Se estiver sozinho na água sem assistência, há duas escolhas. Você pode nadar para um local seguro ou boiar na água à espera do resgate. Nadar é a escolha mais pró-ativa, mas o calor do corpo precioso será perdido mais rapidamente. Isso pode diminuir suas chances de sobrevivência em mais de 50%. Quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver boiando na água depende de quão fria ela estiver.

Expectativa de sobrevivência

Em temperaturas da água entre 21 ºC e 26 °C, cansaço ou inconsciência começam a se definir após de 3 a 12 horas. O tempo de sobrevida é de 3 horas a indeterminado. Com temperaturas da água entre 15 ºC e 21°C, o tempo para esgotamento ou inconsciência é de 2 a 7 horas, com um tempo de sobrevivência esperado na água de 2 a 40 horas. As temperaturas da água entre 10 ºC e 15 °C permitem 1 a 2 horas até a exaustão ou inconsciência conjuntamente, com um tempo de sobrevida esperado na água de 1 a 6 horas. Temperaturas mais perigosas entre 5 ºC e 10 °C permitem 30 a 60 minutos antes de exaustão a inconsciência se apresente, com um tempo de sobrevivência esperado na água de 1 a 3 horas.

Perigo imediato

Em temperaturas de água entre 0 ºC e 4 °C, uma pessoa só tem de 15 a 30 minutos até sentir cansaço ou perda de consciência. Nesse ponto, o tempo de sobrevivência esperado na água é de apenas 30 a 90 minutos. Qualquer temperatura baixo de 0 °C é uma ameaça iminente. Pode-se perder a consciência em menos de 15 minutos e morrer em 45 minutos ou menos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível