Peróxido de benzoíla e gravidez

Escrito por nancy douglas | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Peróxido de benzoíla e gravidez
O peróxido de benzoíla é um medicamento comumente usado para tratar a acne leve a moderada (Waiting image by Kristin Skipper from Fotolia.com)

Embora algumas mulheres experimentem um clareamento da pele durante a gravidez, algumas sofrem a reação inversa.

O peróxido de benzoíla é um medicamento comumente usado para tratar a acne leve a moderada. Quando aplicado sobre a pele, reduz a quantidade de bactérias que causam a acne, fazendo com que a pele resseque, descame e clareie. Encontrado em muitos produtos sem prescrição médica, o peróxido de benzoíla é um dos mais populares tratamentos para acne.

Outras pessoas estão lendo

A gravidez pode causar acne?

Na maioria dos casos, a acne durante a gravidez é pior durante o primeiro trimestre e, em seguida, diminui conforme os hormônios, o estrogênio em particular, têm seus níveis aumentados. As mulheres que experimentam erupções cutâneas antes de seus períodos menstruais são mais propensas a ter acne durante a gravidez.

Peróxido de benzoíla e gravidez

Durante a gravidez, o peróxido de benzoíla deve ser utilizado somente quando claramente necessário e aprovado pelo seu médico. Não se esqueça de deixar seu médico saber se você for alérgica ou tenha reagido negativamente ao peróxido de benzoíla.

Durante o tratamento da acne durante a gravidez, os cremes e géis têm a vantagem de serem menos absorvidos pelo sistema do que os medicamentos tomados por via oral. Como resultado, isso diminui grandemente a exposição ao feto. Não existem estudos de reprodução animal ou humana durante o uso de peróxido de benzoíla até o momento, deixando o risco de deformação indeterminado. O peróxido de benzoíla é, no entanto, um produto comumente utilizado e não existem relatos de casos relacionados a esse produto que dizem respeito a defeitos congênitos.

Dosagem e uso do peróxido de benzoíla

Embora alguns produtos que contenham peróxido de benzoíla exijam receita médica, muitos podem ser comprados sem prescrição médica. É sempre melhor consultar o seu médico antes de usar esse produto, especialmente durante a gravidez.

O peróxido de benzoíla vem em esfoliantes faciais, cremes, loções, géis e curativos medicamentosos. Os produtos dermatológicos de limpeza são friccionados na pele, durante 10 a 20 segundos, para formar uma espuma e, em seguida, enxaguados. Os cremes, loções, géis e curativos medicamentosos podem ser aplicados sobre as áreas afetadas uma ou duas vezes por dia, após lavar o rosto.

A dosagem do peróxido de benzoíla é baseada em sua condição médica e resposta terapêutica. A acne deve melhorar após três semanas com o benefício máximo que aparece após 8 a 12 semanas de uso. A aplicação a cada dia em uma base regular é o melhor caminho.

Efeitos colaterais possíveis

É importante evitar o peróxido de benzoíla em outras áreas da pele que não foram afetadas pela acne. As áreas como seus olhos, o interior do seu nariz, boca ou áreas de pele lesada devem ser lavadas cuidadosamente com água se ocorrer contato. (Esse produto pode manchar o cabelo e o tecido).

Ao usar o peróxido de benzoíla, evite a exposição prolongada ao sol, cabines de bronzeamento e lâmpadas solares, pois pode tornar sua pele mais sensível ao sol. Proteja a pele tratada, usando protetor solar e/ou cubra com a roupa.

Os possíveis efeitos colaterais do peróxido de benzoíla incluem a erupção cutânea, o prurido, a urticária, o inchaço da face, lábios ou língua, ardor e vermelhidão.

Não combine o peróxido de benzoíla com outros produtos que ressecam a pele, como cosméticos medicamentosos e produtos que contenham álcool.

Armazenamento do produto

O peróxido de benzoíla deve ser mantido à temperatura ambiente e fora do alcance das crianças. Jogue fora medicamentos não utilizados após a data de validade impressa na embalagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível