Por que o peróxido de hidrogênio borbulha em feridas?

Escrito por diane evans | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o peróxido de hidrogênio borbulha em feridas?
Mantenha o peróxido de hidrogênio em um fácil alcance como um desifentante de feridas nos primeiros socorros (sign. first aid sign image by L. Shat from Fotolia.com)

O peróxido de hidrogênio custa R$ 2,00 ou menos em qualquer farmácia ou mercearia. Ele vem em uma garrafa marrom escura para protegê-lo da luz, que pode facilmente quebrar suas moléculas. A fórmula química é H2O2, que é muito similar à da água (H2O), exceto que ele tem um átomo de oxigênio a mais. Está geralmente disponível em uma solução a 3% — 97% de água e 3% de peróxido de hidrogênio.

Outras pessoas estão lendo

Bolhas de peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é um componente que facilmente se quebra em água e hidrogênio (H2O e O). Quando o oxigênio é liberado, está na forma de radicais livres. Isso significa que possui uma carga negativa. Ele é altamente reativo e uma reação química chamada oxidação ocorre. Esse processo se refere a radicais de oxigênio se combinando com outras substâncias para quebrar moléculas. Uma vez que isso acontece, o oxigênio é liberado. Isso forma a espuma ou a reação bolhosa.

O peróxido de hidrogênio mata bactérias pela oxidação, o que as decompõe e as tornam inofensivas. A oxidação faz as moléculas de proteína quebrarem e se desnaturarem, assim elas não podem mais funcionar.

Matando as bactérias

O peróxido de hidrogênio usa dois métodos para matar as bactérias: radicais livres e a liberação de oxigênio. Os radicais livres quebram as paredes celulares dos micróbios. Depois de aguentar o máximo de danos, as células morrem. Mas não são os germes que fazem o peróxido de hidrogênio borbulhar. É uma substância chamada catalase. Se o peróxido de hidrogênio é deixado sozinho, ele vagarosamente se quebra em água e perde o oxigênio. Mas a catalase, que está presente no sangue e nas células do corpo, acelera essa reação. Grandes quantidades de oxigênio são liberadas e isso causa o borbulhamento. Ele é venenoso em altas concentrações para algumas bactérias. Assim, o oxigênio forma uma espuma quando é molhado com água e é liberado rapidamente.

Catalase

A catalase reage com o peróxido de hidrogênio rápida e eficientemente: em torno de 200.000 reações por segundo. Ela se espuma muito rápido e as bolhas resultantes dessa reação contêm oxigênio puro. Você mesmo pode testar isso. As batatas também contêm catalase. Corte uma batata e jogue uma quantidade de peróxido de hidrogênio nela, assim você pode ver a espuma e as bolhas da reação. O peróxido de hidrogênio não se espuma na garrafa, na sua pele normal ou no seu computador porque não há catalase presente.

Glóbulos brancos e peróxido de hidrogênio

Os glóbulos brancos produzem peróxido de hidrogênio por conta própria e o utilizam para oxidar invasores estrangeiros e combater infecções. A vitamina C combate infecções produzindo peróxido de hidrogênio, o que na verdade estimula a produção de prostaglandinas. Quando o corpo está machucado, são as prostaglandinas que causam a dilatação dos vasos sanguíneos e aumentam sua permeabilidade aos fluidos e proteínas. Isso resulta em inchaço e aumento do calor na área.

Além disso, um micróbio amigo chamado lactobacillus, que cresce no cólon e na vagina, produz peróxido de hidrogênio, que ajuda na prevenção de doenças do cólon, vaginite, infecções de bexiga e outras infecções comuns. Células humanas têm a habilidade de produzir peróxido de hidrogênio e isso é essencial à vida.

Bactérias perigosas e peróxido de hidrogênio

A maioria das bactérias perigosas e das células cancerígenas são anaeróbias e não podem sobreviver na presença de oxigênio ou do peróxido de hidrogênio. A quebra química de peróxido de hidrogênio em água e oxigênio é eficaz no tratamento de infecções na superfície da pele. A espuma ou reação bolhosa mostra que o peróxido de hidrogênio está trabalhando para matar esses micróbios intolerantes a oxigênio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível