Como fazer seu personagem atirar projéteis em jogos criados no GameMaker

Escrito por trenton barboza | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer seu personagem atirar projéteis em jogos criados no GameMaker
Aprenda a fazer seu personagem disparar projéteis em jogos criados com o programa GameMaker (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Entender como fazer um personagem atirar com o programa GameMaker lhe permitirá criar uma variedade muito maior de games. Desde o lançamento inicial do programa em 1999, diversas funções, tais como a criação de instâncias virtuais e variáveis, foram adicionadas. Jogos criados com o aplicativo GameMaker agora podem ser exportados para a internet ou salvos em um arquivo independente. Ao fazer o download de algumas fontes e ajustar diversas instâncias, um usuário pode programar seu próprio personagem para que ele possa atirar projéteis.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Engine de plataforma (engine = motor gráfico dos aplicativos)
  • Sprite de bala (imagens como textura, objetos, personagens para jogos)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça o download da engine de plataforma e do Sprite de bala (Veja as referências do artigo). Salve cada uma dessas fontes na pasta do programa GameMaker localizada em seu computador.

  2. 2

    Abra o programa GameMaker. Espere até ele carregar totalmente e clique em "File" (Arquivo) localizado na borda superior esquerda da tela. Um menu vai surgir. Role a aba para baixo e selecione "New Project" (Novo Projeto) da lista de opções. Um novo projeto será aberto.

  3. 3

    Clique na bola rotulada com "Create an Object" (Criar um novo objeto) localizada no menu principal de navegação. Uma janela surgirá. Localize a área destacada onde está escrito "Sprite" (Texturas). Clique em "New". O menu de "Sprite Properties" (Propriedades das texturas) abrirá. Clique em "Load Sprite" (Carregar textura) para abrir o Windows Explorer e navegar até o sprite de bala que você fez o download no passo 1. Selecione-o e clique em "Open" (Abrir). Feche o menu "Sprite Properties" (Propriedades das texturas). Você será redirecionado de volta para o menu "Object Properties" (Propriedades dos objetos).

  4. 4

    Clique em "Add Event" (Adicionar Evento), localizado no campo em branco "Event" (Evento). Um conjunto de opções surgirá. Clique em "Create" (Criar). Uma lâmpada aparecerá na janela de eventos (events). Selecione a aba "Control" (Controle), localizada no lado direito da janela "Object Properties" (Propriedades do Objeto). Uma lista de opções surgirá. Clique e arraste "Set Variable" (Ajustar variável) para o campo em branco "Actions" (Ações). A janela "Set Variables" (Ajustar variável) será aberta.

  5. 5

    Digite "Facing" (Revestimento) no campo de texto "Variable" (Variável) que está em branco e deixe o ajuste de "Value" (Valor) em 0. Clique em "OK". Novamente, clique e arraste "Set Variable" (Ajustar variável) para o campo "Actions" (Ações). Digite "Facing" (Revestimento) no campo de texto em branco "Variable" (Variável) e ajuste a opção "Value" (Valor) para "180" e clique em "OK".

  6. 6

    Clique em "Add Event" (Adicionar Evento) na janela "Events" (Eventos). Uma lista de opções surgirá. Clique em "Key Press" para abrir um menu em escada. Role-o para baixo e selecione "Space" (Espaço). Clique na aba "Main1" (Principal1), localizada no lado direito da janela "Object Properties" (Propriedades do objeto). Clique e arraste "Create Object With Motion" (Criar objeto com movimento) para o campo "Actions" (Ações) que está em branco. A janela "Create Motion" (Criar movimento) será aberta.

  7. 7

    Digite "15" no campo de texto em branco de "Speed" (Velocidade). Digite "Facing" (Revestimento) no campo de texto em branco de "Direction" (Direção) e pressione "OK". Você será redirecionado para a janela "Object Properties" (Propriedades do objeto). Clique em "Ok". Seu personagem já poderá atirar projéteis.

Dicas & Advertências

  • Você deve possuir o aplicativo GameMaker na versão 6 ou superior para fazer seu personagem atirar.
  • Salve seu progresso frequentemente para evitar a perda do trabalho no caso de falhas e problemas no programa GameMaker.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível