Como a personalidade afeta o comportamento no local de trabalho

Escrito por morgan rush | Traduzido por ana rodrigues
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Como a personalidade afeta o comportamento no local de trabalho
Os extrovertidos podem ser mais propensos a buscar atenção no ambiente de trabalho (Ciaran Griffin/Lifesize/Getty Images)

O trabalho reúne pessoas de diferentes origens, filosofias, culturas e personalidades. Diversos locais de trabalho podem incentivar a cooperação, o trabalho em equipe e o pensamento criativo. Diferenças de personalidade podem significar que os indivíduos tomam atitudes variadas quanto ao estilo de trabalho e à interação com outros funcionários, gerentes, clientes e concorrentes. Compreender como a personalidade afeta o comportamento no local de trabalho pode ajudar a determinar o que pode motivar os trabalhadores a agir ou se comportar de determinadas maneiras.

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Motivação

As diferenças na personalidade podem afetar o que motiva as pessoas a participarem no ambiente de trabalho.Personalidades criativas veem o trabalho como um lugar para experimentar novas ideias, alcançar soluções diferentes ou incorporar elementos artísticos aos produtos. Os comunicativos podem ser motivados a discutir e debater as decisões de negócios. Pessoas com personalidades compassivas podem ver o seu trabalho como uma oportunidade de servir a humanidade ou de tornar o mundo um lugar melhor.Os funcionários competitivos podem ver o local de trabalho como uma arena na qual eles esperam vencer os outros para demonstrar sua capacidade. Embora as motivações possam refletir uma mistura de vários objetivos relacionados ao trabalho, jogar com os pontos fortes das pessoas pode aumentar a motivação e resultar em melhores produtos e serviços. Por exemplo, atribuir a um empregado do tipo competitivo a tarefa de desenvolver uma campanha para vencer o seu principal concorrente pode ser uma escolha de sucesso.

Relações interpessoais

As personalidades também afetam o comportamento no local de trabalho quando se trata de relações interpessoais. Um modelo de personalidade comum inclui o "Tipo A" e "Tipo B" de personalidades. As personalidades do Tipo A tendem a fazer as coisas rapidamente, se sentem apressados e podem ser raivosos ou hostis. Personalidades do Tipo B têm uma abordagem mais relaxada, completando uma coisa de cada vez e expressando seus sentimentos. Em alguns aspectos, as diferenças de personalidade podem facilitar as relações interpessoais, já que os indivíduos podem desfrutar da interação com pessoas cujas personalidades complementem a sua própria. As diferenças de personalidade também podem causar problemas, por exemplo: a personalidades do Tipo A podem parecer arrogantes àqueles com personalidade do Tipo B, causando atrito. Por outro lado, as personalidades do Tipo B podem parecer muito sensíveis aos indivíduos com personalidade do Tipo A.

Ética de trabalho

A personalidade também pode influenciar a ética no local de trabalho. Por exemplo, alguém com uma personalidade espontânea, divertida, pode se esforçar para por as mãos à obra, cumprir prazos ou ser um negociador astuto quando se discute contratos. Os empregadores devem tomar o cuidado de estabelecer fortes princípios para orientar as escolhas éticas no local de trabalho, não importando o tipo de personalidade dos empregados. Por exemplo, algumas pessoas podem pensar que é perfeitamente possível levar canetas e blocos de anotações do escritório para casa, porque eles são generosos com os seus próprios recursos no local de trabalho.

Auto-avaliação

Algumas pessoas, naturalmente, avaliam seu próprio desempenho no local de trabalho, estabelecendo metas e identificando as áreas de melhoria. Outros, podem se concentrar nas tarefas do momento, não refletindo sobre o passado ou planejamento futuro. A autoavaliação pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar as habilidades. Os empregadores podem oferecer treinamentos e oficinas para ajudar os funcionários a compreender melhor os seus pontos fortes e fracos no trabalho.

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