Personalidade e treinamento de gatos tricolores

Escrito por david alexandrejko | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Personalidade e treinamento de gatos tricolores
Saber a personalidade de seu gato tricolor é tão fácil quanto saber a sua raça (calico image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Conhecidos por sua pelagem de três cores, os gatos tricolores não são uma raça; simplesmente apresentam uma coloração peculiar. Eles são caracterizados por manchas brancas, laranjas e pretas causadas pela inativação do cromossomo X nos seus genes. Segundo o site "Absolutely Cats", a "Cat Fancier Association" (CFA) identificou 16 raças de gatos que podem ser classificados como tricolores, incluindo o Manx, o Persa, o gato doméstico de pelo curto, o Maine Coon e o Scottish Fold. Para treinar um gato tricolor e classificar sua personalidade você deve descobrir a linhagem felina dele.

Outras pessoas estão lendo

Como identificar a raça de um gato tricolor

Para identificar a raça de seu gato, basta perguntar ao seu criador ou a um funcionário da organização de resgate de animais de raça. Se eles não souberem sua linhagem, pergunte a um veterinário. Se o seu animal veio de um abrigo ou viveu na rua, a identificação pode ser mais difícil. A CFA reconhece 41 raças de gatos, enquanto outras associações acreditam que existem mais de 70. Depois de identificar a raça, você pode começar a entender sua personalidade, o que irá ajudá-lo no treinamento.

A personalidade de seu gato

Comece a investigar a personalidade de seu gato conversando com seu veterinário. O temperamento varia de sociável, inteligente e afetuoso a barulhento ou agressivo. Tal como acontece com os seres humanos, identificar a raça do gato não garante como ele vai agir. No entanto, a pesquisa sobre as características gerais de sua personalidade com base na raça pode ajudá-lo a ajustar o processo de adestramento e explicar outros comportamentos comuns, especialmente se você tiver um tricolor.

Personalidade geral do gato

Geralmente, os gatinhos são brincalhões, sociáveis e enérgicos, mas nunca em excesso. Eles costumam ficar muito ativos ou dormir profundamente, sem fazer pausas para outras coisas (exceto comer). Se seu gato é muito agressivo ou anti-social, adapte o treinamento, avaliando suas diferenças de personalidade. O ambiente em que você o cria será o fator mais importante para determinar seu temperamento. Segundo o site "Understanding Animals", o melhor período para a socialização de um gato é entre duas e sete semanas de idade; depois disso, é difícil mudar sua atitude e seu comportamento.

Treinando o gato para usar a caixa de areia

Esse treinamento é essencial para os gatos e pode ser iniciado a partir das quatro semanas de vida. Certifique-se de acostumar o animal a usar a caixa de areia o mais cedo que puder. Coloque-o dentro da caixa 30 minutos após uma refeição ou uma sessão de brincadeiras e você se surpreenderá ao ver como ele vai aprender a usá-la sozinho. Use sempre o mesmo tipo de areia para a caixa, pois se o cheiro dela for diferente o animal irá procurar outro local para urinar.

Mordidas

Embora elas sejam comuns em todos os gatos, as mordidas podem ser um grande problema, especialmente se elas continuarem à medida que o animal crescer. Se seu gatinho fica agressivo nas brincadeiras e usa suas garras ou dentes, afaste-se dele. Se isso não funcionar, diga um "não" bem sonoro para alertá-lo sobre seu comportamento impróprio. Providencie muitos brinquedos para ele, se o problema persistir. Ensine que não há problema em mastigar ou arranhar brinquedos, mas não sua mão, dizendo "não" de maneira firme.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível