on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Personalidades dos deuses gregos

Atualizado em 23 março, 2017

Os gregos antigos representavam seus deuses com formas antropomórficas ou humanas. Os deuses gregos não só tinham aspecto humano, mas também personalidades de pessoas. Os gregos idealizaram suas deidades e lhes deram poderes sobre-humanos, segundo o livro "Classical Mythology", de Mark P. O. Morford e Robert J. Lenardon; no entanto, também os caracterizaram com debilidades que reflitem as fraquezas humanas.

Zeus tinha uma personalidade dominadora (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vengativos

Os mitos gregos são cheios de conflitos, e as deidades gregas frequentemente castigam os deuses ou mortais que os enganaram ou rejeitaram. Em um dos mitos, Prometeu, o benfeitor da humanidade, engana Zeus roubando dele o presente do fogo. Furioso, Zeus castiga Prometeu prendendo-o a uma rocha e fazendo com que uma águia coma o fígado dele. Em uma saga troiana, o deus Apolo concede o dom da profecia a Cassandra, filha do rei Príamo. Quando Cassandra rejeita os avanços românticos de Apolo, ele busca castigá-la permitindo-lhe manter o dom, mas fazendo com que ninguém acredite nunca nas profecias dela.

Loading...

Inventivos

Muitas deidades gregas são inventivas e usam a imaginação para criar objetos que beneficiem a humanidade. Em um mito grego, Atena e Poseidon competem para se tornarem o padroeiro de Atenas. Atena cria uma oliveira e Poseidon cria uma terma de sal. Os atenienses votam pela oliveira porque lhes dá usos mais diversos do que a terma, o que deixou Atena como padroeira da cidade. Os antigos gregos também atribuem aos deuses as origens dos instrumentos musicais: por exemplo, Pã com a flauta de Pã, Atena com a flauta e Hermes com a lira.

Inteligentes

Certas deidades gregas agem de forma inteligente para escaparem de situações difíceis. O pai de Zeus, Cronos, decide devorar seus filhos para que não cresçam e o superem no futuro. Para proteger seu filho ainda não nascido, a esposa de Cronos, Reia, esconde Zeus após dar a luz e envolve uma rocha nos panos do seu filho para que Cronos a coma no lugar dele. Hermes é outro deus que usa sua coragem para escapar de desafios. Sendo jovem, ele rouba o gado do Apolo, que o confronta para castigá-lo. Hermes, no entanto, usa suas palavras inteligentes e seu instrumento musical, a lira, para ganhar o perdão.

Amorosos

Na mitologia grega, os deuses podem ser amorosos ou românticos, e algumas deidades até mesmo litam pelo afeto dos humanos. Por exemplo, Selene, a deusa da lua, apaixona-se por um pastor jovem chamado Endimião, o que a leva a ignorar suas tarefas de conduzir sua carroça pelo seu a cada noite. Eos, deusa do amanhecer, é outra figura que luta pelos mortais. A deusa do amor Afrodite, casada com o deus Hefesto, tem uma aventura com o deus da guerra, Ares. Um dia, Afrodite encontra Eos na cama com Ares e a condena a sofrer eternamente por jovens mortais. Helios, o deus sol, é o irmão da deusa Selene e seus mitos contam como ele busca diferentes amantes, incluindo a ninfa marinha Clímene e a princesa da Pérsia oriental Leucoteia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...