Mais
×

Personalize o quarto com acessórios

Use a criatividade para personalizar o quarto
Siri Stafford/Photodisc/Getty Images

Introdução

De tapetes estampados a flores naturais e até móveis originais, personalizar o quarto não requer muito dinheiro nem muito esforço — só um pouco de criatividade. "Quanta criatividade você pode ter ao decorar o quarto costuma ser subestimado", afirma a especialista em decoração de residências Nicole Hill, cujo trabalho tem sido destaque no blog Etsy's Get The Look Decor e em revistas internacionais. Confira as oito dicas infalíveis para imprimir a sua personalidade no cômodo.

Escolhas tecidos de vários tipos
Getty Images

Tecidos sobrepostos

"Sobrepor vários tecidos — como veludo, algodão e linho — e estampas cria uma atmosfera acolhedora", explica Nicole. Para dar uma sensação de coerência, ela recomenda escolher estampas que se adequem à sua personalidade mas que permanecem dentro da mesma paleta em geral. "Os quartos ficam mais confortáveis com mais sobreposição de tecidos", ela conclui.

Decore o quarto com trabalhos artísticos
Shana Novak/Taxi/Getty Images

Trabalhos artísticos

Os trabalhos artísticos são a forma mais fácil de personalizar o quarto, por ser uma forma muito pessoal de expressão — tanto para o artista quanto para o comprador. Escolha pinturas, esculturas, desenhos ou fotografias que transmitam algum sentimento. "Uma ou duas pinturas especiais acomodadas dentro de um mantel de lareira vintage compõem um visual tipicamente bonito em um quarto", compartilha a designer. As lojas de antiguidades e os brechós são ótimos lugares para encontrar tesouros acessíveis que farão a diferença no cômodo.

Escolha fontes de luzes originais para iluminar o quarto
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Iluminação perfeita

"A iluminação obviamente determina o humor em um quarto", reconhece Nicole, que prefere extravagantes abajures vintage na cabeceira e lanternas de papel e luzes brilhantes suspensas sobre a cabeça, em vez de fontes de luzes de teto tradicionais. A iluminação perfeita faz toda a diferença no cômodo, por isso considere utilizar fontes luminosas originais para obter o efeito procurado.

Flores naturais dão charme ao quarto
Getty Images/First Light

Flores naturais

As flores naturais podem adicionar um realce de cor e capricho ao quarto. Apesar das artificiais obviamente durarem mais, existe algo particularmente charmoso em botões recém cortados. "Flores na cabeceira são o máximo para mim", confessa Nicole. "Elas elevam meu espírito e adicionam um toque de romance ao cômodo".

Providencie um canto para a leitura
Rob Melnychuk/Taxi/Getty Images

Recanto de leitura

Mesmo que o espaço seja limitado, complemente o quarto com outros móveis além da cama, da mesa de cabeceira e da cômoda. Um cantinho especial para a leitura ou para saborear um chá permite passar mais tempo no ambiente quando não estiver dormindo. Dica rápida: velas aromatizadas e uma luz suave são uma forma simples de adicionar um ambiente relaxante ao cômodo.

Uma cômoda velha pintada pode tornar-se um móvel de destaque
Miki Duisterhof/Photographer's Choice/Getty Images

Móveis criativos

Utilize a imaginação ao mobiliar o quarto. Por exemplo, uma cômoda velha pode se transformar facilmente em uma peça de destaque depois de pintada. Além disso, uma cadeira básica poderá acomodar uma pilha de livros, em vez da estante tradicional. "Eu prefiro uma pilha de malas vintage e um baú velho como mesas de cabeceira, já que eles são mais interessantes que os móveis tradicionais e servem para armazenar objetos", sugere Nicole.

Decore o quarto com tapetes
Getty Images

Tapetes confortáveis

Além disso, para unificar o espaço, um tapete proporciona um local macio para os pés e dá mais personalidade ao quarto. Nicole prefere tapetes felpudos para ter mais conforto, mas também recomenda decorar com tapetes estampados. "Empilhar tapetes marroquinos é um dos meus visuais favoritos em um quarto", acrescenta.

Prefira usar tonalidades diferentes de uma cor para uma decoração impactante
Inti St. Clair/The Image Bank/Getty Images

Realces de cor

Escolha uma cor principal e use-a com audácia. O laranja foi misturado no quarto da imagem através de arte, lençóis e até da iluminação. O resultado é um uso de cor impactante e fresco contra um fundo neutro. Escolher tons da mesma família de cor tem um efeito similar (por exemplo, verde-esmelarda, verde-hortelã e verde-mar ou vários tons de azul).