O que é perspectiva ecológica?

Escrito por damien campbell | Traduzido por ashley heart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é perspectiva ecológica?
Perspectiva ecológica (kinetik system image by Dumitrescu Ciprian from Fotolia.com)

A perspectiva ecológica, também conhecida como modelo ecológico social, é um modelo metodológico usado nas ciências sociais para examinar a dinâmica das relações entre indivíduos, incluindo múltiplos níveis de perspectiva do ambiente social. Ela é usada principalmente como uma perspectiva de pesquisa qualitativa que foi emprestada pelas ciências naturais, onde os fatores ambientais exercem influência e são estudados juntos ao objeto principal do estudo.

Outras pessoas estão lendo

História

A perspectiva ecológica é derivada das ciências biológicas e da ecologia. Estudos científicos destas áreas mostram que, dentro dos ecossistemas, todos os organismos são interligados. As ciências sociais, tradicionalmente, têm estudado a sociedade em dois níveis: o macro (institucional) e o micro (individual). Na década de 50, os cientistas sociais começaram a aplicar conceitos das ciências naturais, começando a enxergar a sociedade pela perspectiva de que os indivíduos interagiam uns com os outros em múltiplos níveis, dentro de um grande ambiente social.

Quadro conceitual

Essa perspectiva é uma teoria de sistemas da ciência social que tenta fornecer uma perspectiva geral do fenômeno social que ocorre em vários níveis da sociedade e dentro de sistemas diferentes. Essencialmente, ela leva em consideração a influência de fatores ambientais em diferentes níveis (família, escola, nação) que moldam o comportamento individual. Um conceito chave desse quadro é a interligação, na qual cada sistema funciona interligado com as funções de outro sistema.

Níveis de análise

A perspectiva ecológica permite que os pesquisadores examinem vários níveis do indivíduo, como o nível biológico, o de relações e o cultural, dentro das organizações sociais e influências estruturais maiores. Portanto, ela proporciona uma melhor compreensão da pesquisa através da investigação do problema com múltiplas perspectivas.

Importância

Essa perspectiva é importante em diversos campos, como maneira de entender o porquê dos indivíduos tomarem ou não certas atitudes na sociedade. Ela fornece informações importantes para políticos que estejam desenvolvendo políticas que tem como intenção mudar um problema social, como a violência doméstica, pobreza ou degradação ambiental.

Exemplos

A perspectiva ecológica pode ser aplicada a um problema social, como desordens alimentares nos jovens. Quando for explorar o problema, o pesquisador pode descobrir que um indivíduo pode desenvolver uma desordem alimentar baseado em uma atitude ou conhecimento sobre comida (intrapessoal), pode ser resultado da pressão de certos grupos sociais (interpessoal), pela falta de opções de alimentos saudáveis na escola (institucional), por uma falta geral de frutas e vegetais saudáveis na região (comunidade) ou pela falta de alimentos disponíveis ao seu orçamento (política pública).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível