O que é uma perspectiva isométrica?

Escrito por benjamin twist | Traduzido por tiele machado
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O que é uma perspectiva isométrica?
A projeção isométrica é comumente utilizada na arquitetura e no design (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

A perspectiva isométrica, também chamada de projeção isométrica, é uma maneira específica de representar uma imagem tridimensional. A palavra "isométrica" significa "medidas iguais". Na projeção isométrica, os três eixos são separados uns dos outros por ângulos iguais, e as linhas paralelas permanecem a uma distância igual uma da outra.

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Características

Nos desenhos isométricos, há 120º entre cada eixo. Isso significa que um cubo representado nessa projeção é desenhado como três paralelogramos iguais. As linhas verticais do objeto original permanecem verticais e as bordas dos planos horizontais são desenhadas 30º acima do horizontal. Essa perspectiva preserva as proporções relativas de objetos 3D, diferente de outros desenhos onde objetos mais próximos parecem maiores do que objetos mais distantes.

Vantagens

Tecnicamente, a projeção isométrica não é um desenho de perspectivas porque objetos não ficam menores com a distância. Isso a faz valiosa para o desenho técnico já que preserva as proporções. Há transformações de matriz relativamente simples que podem calcular a proporção de um objeto 3D de qualquer uma das oito projeções isométricas possíveis, que podem ser visualizadas observando-se qualquer um dois oito cantos de um cubo. A relativa simplicidade das representações isométricas faz com que ela seja uma projeção popular em alguns jogos e quadrinhos de computador.

Desvantagens

Além de preservar a distância proporcional entre linhas paralelas nas três dimensões, a projeção isométrica cria uma mínima distorção nas diagonais. Ela também perde algumas informações, fazendo com que seja impossível julgar algumas distâncias. Esse efeito é o truque por trás dos degraus de Penrose, uma famosa ilusão de óptica onde um ciclo de escadas parece ascender infinitamente. Para ajudar a resolver esse problema, é possível utilizar várias imagens que retratam o mesmo objeto de diferentes ângulos.

Usos mais comuns

Como a projeção isométrica mantém as proporções relativas de um objeto iguais nos três eixos, ela é comumente utilizada em desenhos técnicos e arquitetônicos para que as medidas dos desenhos retratem com precisão as medidas de um objeto ou construção reais. Além disso, é também utilizada em muitos jogos para computador. Não é preciso mais do que quatro "sprites" para representar algum objeto no jogo e permitir que os personagens viajem a qualquer distância sem precisar mudar a perspectiva.

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