Mais
×

O que é perspectiva linear?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A perspectiva refere-se à percepção visual baseada na forma como um objeto aparece aos olhos. A perspectiva linear é uma forma de perspectiva que dá a ilusão de linhas convergentes à distância.

A perspectiva linear cria a ilusão de linhas convergentes em um ponto distante (digital camera 6 image by Harvey Hudson from Fotolia.com)

Definição

A perspectiva linear refere-se à aparência de objetos relacionados entre si, percebida por sua distância do espectador. Ela, em termos de arte, tal como o desenho e a pintura, é representada por linhas paralelas que parecem convergir de modo a dar uma ilusão de distância e profundidade.

Arte

A perspectiva linear da arte é feita através de linhas e pontos. A linha horizontal é desenhada em meio ao nível dos olhos do espectador, projetada para representar o ponto onde a terra encontra o céu. Um ponto de fuga é desenhado perto do centro da linha horizontal e retrata onde todas as linhas paralelas se movem em direção à linha do horizonte, dando a aparência de se juntarem. As linhas retas são, então, desenhadas no meio para representar os raios visuais, ou linhas que ligam o olho do espectador a um ponto distante, proporcionando uma ilusão de convergência.

Fotografia

Na fotografia, a perspectiva linear retrata a profundidade fazendo linhas paralelas convergirem no plano da fotografia. Este efeito é produzido por escalar o tema em primeiro plano contra os elementos de fundo da fotografia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article