×
Loading ...

Peruca branca caseira

Atualizado em 17 abril, 2017

As perucas esbranquiçadas com pó já foram o ápice da moda na côrte parisiense. Após a Revolução Francesa, a sua popularidade diminuiu rapidamente. Recentemente, elas voltaram como um traje do século 18. Apesar de sua confecção caseira ser difícil, é uma alternativa elegante para trajes de festas à fantasia.

As perucas esbranquiçadas precisam de vestidos de baile elegante para completar o figurino (Comstock/Comstock/Getty Images)

Perucas femininas

As perucas femininas diferem das masculinas, pois elas não são tão comportadas quanto as dos homens. Feitas com extravagância, as perucas femininas, às vezes conhecidas como fontanges, podem ser muito altas, medindo até 30 cm. Perucas caseiras podem imitar as fontange, mas mantê-las em um local seguro terminará causando um aborrecimento. Além de ocuparem muito espaço, elas ainda precisam ser armazenadas em local seco e longe da luz solar direta.

Loading...

Perucas masculinas

Em comparação com as perucas femininas, as masculinas têm sido historicamente mais discretas. Geralmente, os homens usavam perucas para cobrir calvícies, mas elas também se tornaram mais dramáticas no fim do século 18, crescendo em altura. As perucas caseiras masculinas não precisam ser como as extravagantes femininas, mas ainda devem se destacar. Considere colocar cachos longos próximos aos ombros ou prender um rabo de cavalo na parte de trás de sua cabeça.

Como fazer

Fazer uma peruca esbranquiçada em casa é um trabalho complicado. Para produzir uma peça simples, é preciso linha, agulha, rede, cabelo, régua, tesoura, alfinetes e arame. Meça a circunferência da sua cabeça e, em seguida, exceda a medida em 1,5 cm para cortar a rede. Adicione o arame de armação, costurando-o por dentro. Assegure-se que a rede adquira uma forma semiesférica após costurada. Prenda o cabelo na rede da forma que mais lhe agradar.

Como usar o pó

Se você quiser esbranquiçar a peruca ao estilo parisiense, então é necessário uma combinação de amido e óleos perfumados. Coloque o pó em sua mão e sopre-o sobre sua peruca. Caso queira ser tradicional, então é preciso uma lareira por baixo para soprar sobre a peruca.

Manutenção

Para ter uma peruca esbranquiçada a pó que permaneça fresca durante muito tempo, é necessário uma manutenção. Alguns passos básicos devem ser seguidos para impedir que a peruca se deteriore. Igual a manutenção de uma peruca regular, ela precisa ser colocada em um molde de cabeça ou perderá sua forma. Mantenha a peruca longe da luz solar direta. Não use pó todos os dias, ou pode ser que estrague o cabelo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...