×
Loading ...

Como fazer uma peruca loira

Atualizado em 17 abril, 2017

Empresas especializadas têm feito perucas e outros apliques para cabelos há séculos mas, com o aumento do número de adeptos do movimento "faça você mesmo", algumas pessoas têm feito as suas próprias. Fazer uma peruca é um processo trabalhoso e caro, especialmente se você usar cabelos humanos. No entanto, quer você queira fazer uma peruca para um cliente ou somente por diversão, com uma certa precisão e foco, você descobrirá que pode fazer sozinho uma peruca com qualidade profissional.

Instruções

Você pode fazer uma peruca loira de qualidade profissional (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Obtenha cabelos suficientes para fazer a sua peruca, sejam eles naturais ou sintéticos. Se preferir usar fios naturais, prepare-se para gastar bastante dinheiro, principalmente se desejar uma peruca longa. Os fios sintéticos raramente se assemelham aos naturais e, então, pode ser que o investimento na compra de cabelos naturais valha a pena.

    Loading...
    Escolha o tipo de fios que irá usar (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. Limpe os fios de deixe-os secar. Separe-os usando um pente para perucas e coloque-os entre as telas para confecção de perucas.

    Limpe os fios de deixe-os secar (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Meça o contorno da linha limite dos cabelos da pessoa que usará a peruca. Se a pessoa for careca, decida onde será este limite e trace-o usando uma caneta de tinta lavável até estar satisfeito com seu desenho.

    Meça o contorno da linha limite dos cabelos da pessoa que usará a peruca (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Corte a fita de algodão para perucas no tamanho que definiu em seu desenho. Grampeie-a em sua cabeça de isopor para perucas.

    Use uma cabeça de isopor para perucas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  5. Molhe a rede para perucas e vista-a na cabeça de isopor. Quando ela se secar, corte as beiradas soltas e costure a rede nas fitas. Experimente a peruca e faça os ajustes necessários.

    Experimente a peruca e faça os ajustes necessários (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  6. Decida a quantidade de fios que cada seção terá, o que irá depender da textura dos fios. Se eles forem muito finos, você pode usar uma maior quantidade. Se estiver em dúvida, veja quantos fios cabem na abertura da agulha para perucas.

    Decida a quantidade de fios que cada seção terá (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)
  7. Faça um laço na extremidade da raiz da primeira seção de fios. Teça este laço na peruca usando uma agulha especial para que os fios fiquem do lado de fora da tela. Puxe o resto dos fios através do laço para fazer um nó. Você pode fazer um nó duplo ou uma série de nós duplos desta forma. Use ambas as mãos para manter uma tensão adequada. O nó deve ser forte o suficiente para durar muitos anos — por isso, faça um teste, puxando-o delicadamente.

    Você pode fazer um nó duplo ou uma série de nós duplos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  8. Prenda o resto dos fios na peruca usando a agulha específica para este fim. Trabalhe da parte de trás para as laterais e termine no topo da peruca. Use nós simples ao se aproximar da parte superior da peruca.

    Use nós simples ao se aproximar da parte superior da peruca (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  9. Certifique-se de que os fios fiquem voltados para o lado oposto da parte desejada. Vire a peruca do avesso e prenda os fios com nós próximos à borda das fitas, deixando-os invisíveis.

    Vire a peruca do avesso e prenda os fios com nós próximos à borda das fitas, deixando-os invisíveis (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)
  10. Vira a peruca para o lado certo novamente e molhe-a. Corte os fios conforme o desejado.

    Corte os fios conforme o desejado (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Teste se os nós estão bem presos antes de prosseguir.

Aviso

  • Seja cuidadoso ao comprar os cabelos.
  • Você pode desejar evitar os "cabelos de templo" por razões éticas. Este tipo de cabelo é obtido de mulheres que raspam a cabeça em um ritual religioso, e muitas delas são pobres — mas nenhuma recebe pagamento por seus cabelos.

O que você precisa

  • Cabelos naturais ou sintéticos
  • Pente para confecção de perucas
  • Telas para perucas
  • Fita métrica
  • Fitas de algodão para perucas
  • Cabeça de isopor para perucas
  • Tesoura
  • Grampeador
  • Rede para peruca
  • Água
  • Máquina de costura
  • Agulha para confecção de perucas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...