Como pescar camarão com rede de arrasto

Escrito por judy kilpatrick | Traduzido por bruno belli sinder
Como pescar camarão com rede de arrasto
Camarões são crustáceos marítimos que vivem no fundo do mar (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O camarão é pescado através de uma técnica com rede de arrasto, onde se arrasta uma grande rede através do solo do oceano. Barcos equipados para esse tipo de pesca são chamados de traineira, e o seu tamanho e tipo de cordame depende do local onde será feito a pesca, além da preferencia dos pescadores. Pesca em baías e rios são regulamentadas por leis estaduais, e costumam ser permitidas apenas em curtos períodos durante o ano. A pesca em alto mar é permitida por um período maior. Uma lancha pode ser preparada para funcionar como barco de arrasto.

Instruções

    Prepare o seu barco para arrasto

  1. 1

    Verifique as especificações do seu barco sobre a possibilidade de navegar nas águas que você pretende pescar. Pesca no interior requer um barco de 25 a 50 pés, com um plano raso. O motor deve ter pelo menos 75 cavalos para conseguir puxar a rede de pesca. Entre em contato com o departamento de pesca marítima do estado onde você pretende pescar para conseguir mais informações.

    Como pescar camarão com rede de arrasto
    É necessário ter permissão para pescar camarão (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Consulte um pescador local, ou uma loja de pesca, para saber qual é a rede apropriada para o local onde você pretende pescar. Redes típicas podem ser no estilo balão, semi-balão ou reta.

  3. 3

    Compre e prenda portas na sua lancha. Use portas e cordas que combinem de acordo com as especificações do fabricante.

  4. 4

    Prenda a rede com os acessórios de tábuas e boias nas portas, usando as amarras que vem junto, com um dos lados na porta e outro na rede. Coloque os acessórios da rede na popa do barco, com os itens que devem ir para a água primeiro por cima, e os que devem ir por último por baixo.

  5. 5

    Instale uma caixa de abate de acordo com as instruções do fabricante ou de um pescador com experiencia nesse tipo de caixa. Esse equipamento é usado para guardar os peixes, ou qualquer outra coisa que não seja camarão e precise ser descartado depois.

    Prepare o arrasto

  1. 1

    Vire seu barco contra a corrente e coloque o motor em neutro, ou desligue completamente.

  2. 2

    Jogue a boia atrás do barco, dando linha conforme a embarcação for se movendo com a corrente.

  3. 3

    Jogue a rede na água, seguida por uma corrente de arrasto, que serve para agitar os camarções, fazendo com que eles fiquem presos na rede.

  4. 4

    Deixe o barco à deriva até que a rede e as linhas estejam completamente esticadas por trás do barco. É importante não engrenar o motor até que a rede e os equipamentos estejam a uma distância segura do barco, para prevenir que fiquem presos na hélice.

  5. 5

    Ligue o motor e siga com uma velocidade entre 2,5 e 4 nós. Limite o primeiro arrasto a 15 minutos. Desligue o motor e puxe a rede. Balance bem dentro da caixa de abate para separar a pesca e relançar a rede. Guarde os camarões em geladeiras ou isopores.

Dicas & Advertências

  • Aumente o tempo de arrasto de acordo com a quantidade de camarões que você está conseguindo pescar. Não arraste por muito tempo, para evitar de pescar mais camarões do que seu barco pode aguentar.
  • Use óculos de proteção, luvas de borracha e outros equipamentos para prevenir ferimentos com os seres marítimos.

O que você precisa?

  • Barco movido à gasolina ou diesel
  • Rede para camarão
  • Portas de arrasto
  • Caixa de abate
  • Refrigerador ou isopor
  • Luvas grossas de borracha
  • Óculos de proteção
  • Roupa para chuva

Lista completaMinimizar