Mais
×

Como pescar uma enguia

Atualizado em 21 novembro, 2016

Enguias, peixes longos e esguios que vivem tanto em água doce como salgada, escondendo-se na lama e em áreas pantanosas, têm sido uma fonte de alimento para os seres humanos por um bom tempo. As enguias adultas possuem uma camuflagem natural, uma coloração marrom manchada com verde-oliva, e comem qualquer animal que acharem — insetos, peixes menores, animais mortos que tenham caído na água, etc. A pesca de enguias tem sido tradicionalmente feita com redes, mas é possível pescá-las com molinetes ou carretilhas.

Instruções

Para pescar enguias é preciso paciência (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Comece a pescar ao anoitecer ou mais tarde. As enguias saem para se alimentar a noite, então é mais provável que você consiga pescar algumas nesse horário.

  2. Coloque uma isca no seu anzol. Iscas artificiais feita de polímeros, penas ou plástico não atrairão enguias. Minhocas, iscas típicas de desenho animado, funcionam muito bem.

  3. Quando você sentir que a enguia fisgou a isca, puxe o anzol com força para trás. Tenha em mente que as enguias são bem fortes e que será preciso firmeza ao girar a carretilha.

  4. Tire a enguia da água com as mãos ou com ajuda da rede quando ela estiver perto o bastante para estar visível na superfície.

  5. Use o alicate para remover o anzol. Pese e meça seu pescado. Se você estiver pescando por esporte, solte a enguia.

Dicas

  • Enguias produzem um muco que lhes ajuda a sobreviver fora da água e protege de predadores, ou seja, são escorregadias.

O que você precisa

  • Vara de pescar com carretilha ou molinete
  • Isca — isca animal de preferência, apesar de que enguias comerão qualquer tipo de comida
  • Rede
  • Alicate
  • Balança e fita métrica (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article