on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O peso de uma bola de futebol oficial

Atualizado em 13 junho, 2017

O futebol é sem dúvida o esporte mais popular do mundo. Mais pessoas estão envolvidas com esse esportes, como os jogadores ou espectadores, do que qualquer outro esporte, de acordo com a Sports Pundit. No entanto, para garantir uma partida justa as bolas de futebol devem estar de acordo com certos padrões.

O futebol é uma atividade apropriada para diversas faixas etárias (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

FIFA e o futebol

A FIFA, Fédération Internationale de Football Association, a organização por trás da Copa do Mundo e dos maiores campeonatos mundiais, é responsável por regular as bolas utilizadas nas partidas. Segundo o site da FIFA, apenas as bolas que atendem às exigências rigorosas são permitidas nos jogos supervisionados pela FIFA, como os jogos da Copa do Mundo.

Loading...

Peso oficial

As bolas de futebol aprovadas pela FIFA vêm em dois tamanhos, tamanho 4 e 5, de acordo com a tabela de especificações estipulada pela organização. Os jogadores com mais de 12 anos utilizam as bolas de tamanho 5, enquanto os jogadores com idade entre 8 e 12 anos utilizam a de tamanho 4, segundo informa a Soccer Ball World. Os regulamentos da FIFA estipulam que as bolas de tamanho 5 devem pesar entre 420 g e 450 g, enquanto as de tamanho 4 devem pesar entre 350 g e 390 g.

Efeito durante a partida

Uma bola com o peso correto garante um jogo justo e agradável. A velocidade média da bola de 230 g durante um chute é de 25 m/s, de acordo com The Physics Factbook. Os jogadores acostumados a essa velocidade, e acostumados a ajustar a força do chute, se utilizassem uma bola mais leve ou mais pesada. não seriam capazes de marcar gols com a mesma facilidade.

Fatores que afetam o peso da bola

Muitos fatores afetam o peso da bola, sendo por isso que a FIFA criou regulamentações para ajustá-los. Por exemplo, ela regula a pressão do ar, a quantidade máxima de perca de pressão permitida durante uma partida e até mesmo a quantidade máxima de água que ela pode absorver. As bolas de tamanho 4 e 5 devem ser pressurizadas a 0,8 bar, e não devem perder mais do que 20% da pressão, podendo absorver mais de 10% de água.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...