Peso de uma gata saudável

Escrito por b.t. alo | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Peso de uma gata saudável
Diferentes raças de gatos têm diferentes variações de peso (cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Gatos e outros animais podem ficar acima do peso, assim como os humanos. Como as pessoas têm se tornado mais sedentárias, o mesmo é imitado pelos nossos bichinhos de estimação. Gatos são particularmente mais inclinados a ficarem obesos, porque eles são, no geral, menos ativos do que os cachorros e, caso seja permitido, comerão mais do que é bom para eles.

Outras pessoas estão lendo

Variação

A variação do peso saudável para gatos é de acordo com raça e sexo. De acordo com o TheCatSite.com, as fêmeas pesam em média de 0,9 kg a 1,8 kg a menos que um macho típico da mesma espécie. Isso significa que uma raça grande, como o maine coon, tem uma média saudável entre 5 kg e 7 kg, com o peso saudável de um macho totalmente crescido sendo 8 kg. Para raças menores, como os siameses, o peso de uma gata saudável é entre 2,7 kg e 3 kg. Com essa variação entre as espécies de gatos, veterinários recomendam um exame físico para conferir se o peso é saudável.

Avaliando

De acordo com a Association for Pet Obesity Prevention (Associação para prevenção de obesidade em animais de estimação), a avaliação da média de peso saudável começa ao sentir as costelas da gata. Se você mover sua mão gentilmente pelo corpo da gata e conseguir sentir e contar as costelas embaixo de uma pequena camada de gordura, então ela está dentro da média. Costelas salientes demais significam que ela está abaixo do peso, enquanto costelas cobertas por gorduras significam que ela está acima. Se sua gata está em uma média saudável, ela terá uma cintura aparente, um abdômem contraído, além de ser ativa e rápida com movimentos.

Gravidez

As gatas, assim como as mulheres, ganham peso de forma gradativa quando estão grávidas. Embora o aumento de peso em uma gata grávida geralmente não seja aparente até a quinta semana — gatos tem uma gestação de nove semanas — ela ficará cerca de 40% mais pesada do que normalmente até o fim da gravidez, com cerca de 25% a 50% de aumento em calorias, de acordo com a companhia de cuidados veterinários IAMS.

Dieta e exercício

De acordo com a Association for Pet Obesity Prevention, a ingestão calórica normal para uma gata de 4,5 kg é cerca de 200 calorias. A maioria das embalagens de 150 gramas de ração para gatos contém toda a quantidade de calorias necessárias para uma gata saudável, enquanto sachês — geralmente com 85 gramas — contêm cerca de metade do necessário diário. Gatos têm uma tendência a comer muito, então depende dos donos controlar a quantidade ingerida. Lanches e comidinhas devem ser mantidos a uma quantidade mínima. Gatos também podem precisar de muito exercício para manter um peso saudável. Brincar com ela é um aspecto importante.

Perigos

O ganho rápido de peso, caso não esteja associado à gravidez, geralmente é um sinal de algum problema de saúde oculto, e uma visita ao veterinário está em questão. De acordo com o TheCatSite.com, gatos obesos são mais propensos à artrite, doenças cardíacas e dificuldade em respirar. Gatas esterilizadas são mais propensas à obesidade, pois a quantidade calórica necessária para elas é menor depois da esterilização, mas elas geralmente ainda são alimentadas com a mesma quantidade de ração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível