Mais
×

O peso do mármore travertino por metro cúbico

Atualizado em 21 novembro, 2016

O mármore travertino é uma pedra pesada utilizada na construção há séculos. Ele é vendido como revestimento para pisos, paredes e bancadas, além de pavimentação externa. É geralmente estriado e apresenta cores como marfim, amarelo ouro, bronze, bege, cinza, vermelho escuro e marrom. A cor depende do material orgânico que foi incorporado ao mármore durante sua formação.

O mármore travertino é uma pedra muito usada na construção e decoração (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Peso do mármore travertino

O mármore travertino é uma pedra pesada. Um bloco de 30 x 30 cm com 1,3 cm de espessura pesa aproximadamente 3 kg, e um metro cúbico pesa pouco menos que 3 toneladas; no entanto, ele é vendido em metros quadrados e não cúbicos. Essa pedra é retirada das minas em grandes blocos e cortada em ladrilhos para o uso interno e em placas de pavimentação para o lado de fora. A diferença entre um ladrilho e uma placa é a espessura; os ladrilhos geralmente possuem de 1 a 1,5 cm, enquanto as placas possuem 3 cm.

Mais leve que o calcário

O mármore travertino é uma pedra sedimentar composta de carbonato de cálcio, mas é mais leve que o calcário por ser bastante poroso. Por exemplo, um ladrilho de 30 x 30 x 1,3 cm de calcário pesa cerca de 40 gramas a mais do que uma peça do mesmo tamanho de mármore. O mármore travertino foi formado em fontes termais pré-históricas rasas, ricas em minerais e naturalmente gaseificadas. Sua porosidade vem das pequenas bolhas presentes na água durante a formação.

Preocupações com o peso

Por ser muito pesado, o mármore travertino deve ser instalado sobre uma superfície firme e estável. Com aproximadamente 10 kg por metro quadrado, haverá um aumento de 100 kg para cada 10 metros quadrados de piso, sendo necessário um bom contrapiso. Se este for de madeira, certifique-se de que as vigas sejam rígidas e fortes o suficiente para aguentar o peso extra verificando a sua deflexão. Se o contrapiso ceder demais, os ladrilhos podem rachar ou se soltar. Para o mármore travertino, o máximo de deflexão pode ser calculado dividindo-se o comprimento das vigas em centímetros por 280.

Teste de deflexão

Para testar a deflexão, primeiro calcule a deflexão máxima. Então amarre um fio entre as paredes do quarto e meça a distância entre este e o chão. Adicione peso ao centro do piso para simular o peso total dos ladrilhos e dos objetos normalmente encontrados no ambiente. Se a deflexão for significativamente maior que a máxima calculada, será necessário reforçar o contrapiso. Outro teste simples para ver se o seu piso aguenta o peso dos ladrilhos é ficar no centro do quarto e pular. Se você sentir o chão ceder consideravelmente, será necessário reforçar as vigas ou considerar outro material para revesti-lo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article