Peso normal da próstata

Escrito por carol sarao | Traduzido por sonia oliveira
Peso normal da próstata

Os médicos podem usar análises do sangue, sonografias e exames digitais para verificar o tamanho da sua próstata

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A sua glândula prostática — localizada na base da sua bexiga — é normalmente do tamanho de uma noz. Pode se tornar maior com a idade, causando sintomas urinários desagradáveis como a sensação de não conseguir esvaziar a bexiga. O "Better Health Channel" (Canal Saúde Melhor) aconselha a visitar o seu médico quando os sintomas urinários se tornam preocupantes. Se você detectar sangue na urina, tiver dores ao urinar, não conseguir urinar ou tiver um fluxo incontrolável, o site recomenda que busque ajuda médica imediata.

Outras pessoas estão lendo

O peso da glândula prostática

O "Better Health Channel " diz que o peso médio de uma próstata é de 20g. De acordo com a Duke University Medical Center (Centro médico da Universidade de Duke), o tamanho da glândula prostática pode aumentar não só com a idade mas também acompanhando o aumento do índice de massa corporal, ou IMC. Num estudo levado a cabo por Stephen Freedland e alguns colegas publicado na edição de Fevereiro de 2006 do "The Journal of Urology" (Jornal da Urologia), nos homens obesos de idade média foram encontradas próstatas com 40g — aproximadamente o dobro do tamanho normal. Contudo, os homens com obesidade mórbida tinham próstatas menores do que as dos homens obesos de idade média, um resultado que os pesquisadores concluíram dever-se aos baixos níveis de soro de testosterona.

Hiperplasia prostática benigna

O crescimento não canceroso da glândula prostática — chamado hiperplasia prostática benigna, ou HPB — pode comprimir ou bloquear a sua uretra e causar sintomas urinários. Dentre eles estão o urinar mais frequente, aumento da vontade de urinar à noite, aumento da urgência, débil fluxo urinário e o gotejamento após urinar. O canal de urologia afirma que os homens com HPB produzem maiores quantidades de uma proteína chamada antigênio especifico da próstata, ou PSA, que os homens com próstatas normais. De acordo com o MayoClinic.com, níveis elevados de PSA podem ser uma indicação de cancro da próstata, mas não quer necessariamente dizer que o tenha. Se o seu nível de PSA é elevado, o seu médico pode aconselhar uma biópsia.

Métodos para determinar o peso da próstata

Segundo o Urology Channel, o seu médico pode usar uma variedade de métodos, incluindo o exame digital rectal, para determinar o peso da próstata e verificar se está aumentada. Com o EDR, o médico avalia a forma, o tamanho e a consistência da glândula prostática, apalpando-a. Em condições normais, a próstata deve ter uma apalpação macia; o tecido maligno é firme, rijo e pode ser assimétrico. Os testes laboratoriais, incluindo análises ao sangue e ultra-sons também são utilizados para verificar o HPB.

O grau de eficácia das técnicas de medição da glândula prostática

Há algumas provas científicas que sugerem que alguns meios de aceder ao peso da próstata são mais precisos do que outros. Num estudo realizado por Stacy Loeb e colegas publicado na edição de Janeiro de 2005 do "The Journal of Urology", os pesquisadores avaliaram a eficácia tanto do exame rectal digital como da ultrassonografia trans-rectal — dois métodos usados normalmente para estimar o peso da próstata — em 36.000 homens. Os resultados foram comparados com os 2.283 homens que efetuaram uma prostatectomia retropúbica radical. Os pesquisadores descobriram que as estimativas da ultrassonografia trans-rectal eram mais precisas do que as obtidas da outra forma, apesar do primeiro ter tendência a fazer uma estimativa por baixo do peso da próstata.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media