Quanto peso posso pôr em uma prateleira de vidro?

Escrito por katherine harder | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto peso posso pôr em uma prateleira de vidro?
Prateleiras finas de vidro não temperado são adequadas apenas para objetos muito leves (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Prateleiras de vidro permitem que você veja o que estiver exposto de qualquer ângulo, mas sobrecarregá-las pode resultar em danos tanto à prateleira quanto aos objetos nela expostos. A capacidade máxima das de vidro depende de vários fatores, como o tipo de vidro, sua espessura e distância entre os suportes.

Outras pessoas estão lendo

Tipo de vidro

A quantidade de peso que sua prateleira aguenta com segurança depende do tipo de vidro. Geralmente, fabricantes só usam os endurecidos em estantes, revestimentos e outros propósitos arquiteturais, já que vidros decorativos -- como vitrais e vidros translúcidos -- não são fortes o suficiente para suportarem muito peso. O vidro liso, também chamado de comum ou Float, é um vidro mais durável; ele passa por um processo de aquecimento e lento resfriamento para endurecer a superfície, removendo as tensões internas. Duas a três vezes mais forte que o vidro Float, o tratado por aquecimento passa por um resfriamento rápido, que parcialmente tempera o material. O vidro temperado, como o tratado, é resfriado rapidamente após o aquecimento; é quatro vezes mais forte que o vidro Float. Baseie sua expectativa da resistência da prateleira no tipo de vidro.

Espessura do vidro

Geralmente, vidro mais grosso é melhor para aguentar mais peso sem se quebrar. Prateleiras de vidro liso com 6 mm de espessura não aguentarão nada mais pesado do que 30 kg, mesmo com suportes fortes. O temperado consegue aguentar consideravelmente mais peso, mas prateleiras de vidro finas assim só são seguras com objetos leves. A maioria das prateleiras comerciais têm espessura entre 1 e 1,6 cm, o que permite suportar objetos razoavelmente pesados, como alguns livros, se mantiver uma distância razoável entre os suportes.

Distância entre os suportes

Enquanto lâminas de vidro mais grossas podem suportar grandes pesos, um vidro espesso, com uma distância pequena entre os suportes, pode suportar ainda mais. Por exemplo, uma lâmina com 2,5 cm de espessura pode suportar quase 90 kg, se seus suportes estiverem a 1,5 m de distância um do outro. A mesma prateleira pode aguentar mais de 2,2 t se seus suportes estiverem a 30 cm de distância.

Considerações na instalação

Mesmo que vidros mais espessos e com tratamento de calor possam suportar mais peso, sempre há o risco de quebrar se os suportes forem impropriamente colocados. Antes de instalar suas prateleiras, pese-as. Inclua seu peso junto ao do que será posto sobre ela, quando for comprar o material de suporte. Evite colocar o peso limite nas prateleiras a menos que estejam devidamente ancoradas e suportadas. O estresse no material, por longos períodos de tempo, aumentará sua chance de se quebrar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível