Petiscos com queijo brie

Escrito por amelia allonsy | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Petiscos com queijo brie
Aproveite uma rodela de brie "en croute", num fondue, num sanduíche ou em aperitivos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O brie é um queijo macio feito com leite de vaca, originário da região de Brie, na França. Sua coloração é pálida, como um creme, e seu sabor suave, com um toque de manteiga e de castanha. O queijo é feito em rodelas, e pode ser comprado inteiro ou em fatias triangulares. O brie vem com uma casca de fungo branca, que pode ser removida. Há incontáveis maneiras de degustar o queijo brie.

Outras pessoas estão lendo

Brie "en croute"

O brie "en croute" é uma receita popular; "en croute" é um termo francês que se traduz em algo como "na crosta". Tudo que você vai precisar é uma roda de brie e uma casca de massa fofa; se preferir, pode usar massa filo ou massa pronta para croissants. Você pode remover a casca do brie ou não, e envolver a rodela inteira na folha de massa fofa. Reserve um pouco da massa e recorte formatos para decorar o topo da roda. Asse m 205 °C por 25 minutos e coma em fatias. Transforme num prato doce cobrindo o brie com frutas ou conservas antes de enrolar; castanhas, ervas ou cebolas caramelizadas dão sabor condimentado ao petisco.

Sanduíches

O brie dá uma textura cremosa a sanduíches. Pode-se usar qualquer tipo de carne, mas presunto com brie é a combinação clássica para sanduíches. Uma baguete francesa é o pão ideal para um sanduíche frio com brie; cubra com a folha de sua preferência, como alface romana, espinafre ou rúcula. O brie quente também fica delicioso, então passe manteiga num pão para fazer uma torrada de presunto com brie ou grelhe para fazer um panini. Substitua o queijo gruyère por brie para fazer um sanduíche Monte Cristo, uma variação do croque-monsier francês. Tipicamente, o sanduíche todo é passado em ovo batido, grelhado e então polvilhado com açúcar de confeiteiro. Espalhe algumas compotas no recheio do sanduíche e sirva com iogurte ou sirva-as como acompanhamento.

Fondue

O fondue é um prato suíço e francês muito popular. Originário da Suíça, esse petisco consiste de uma panela de uso comum com queijos derretidos, aquecidos por um pequeno queimador. O fondue é geralmente feito com dois queijos derretidos com vinho, mas você pode fazer uma deliciosa variação francesa derretendo brie com champagne. Esfregue um dente de alho no fundo da panela, adicione champagne e deixe ferver; se o queijo brie for muito novo, intensifique o sabor com um pouco de quirche. Será preciso cerca de uma xícara de champagne para cada 450 g de brie, mas você pode adaptar essas quantidades para chegar na consistência desejada. Reduza a uma fervura em fogo brando e misture o brie. Adicione amido de milho ou farinha para engrossar o fondue. Dê a cada convidado um garfo de fondue e coma com cubos de pão torrado ou com vegetais.

Aperitivos fáceis

O queijo brie é figura carimbada em bandejas de queijos com biscoitos. Apenas sirva uma rodela de brie em uma bandeja com uma variedade de biscoitos, frutas e vegetais, e deixe que os convidados se sirvam. Deixe o brie com cara de sobremesa cobrindo-o com compotas de frutas e servindo com biscoitos amanteigados.

Faça também canapés de pizza com queijo brie. Prepare uma massa fina de pizza com molho pesto ou de tomate, cubra com brie e o recheio que preferir, como cebola, tomate ou presunto. Asse a 205 °C por 15 a 25 minutos ou até a massa ficar crocante. O tempo de cozimento dependerá das coberturas. Corte em pedaços entre 5 cm e 7cm e bom apetite.

Um aperitivo de pão de levedura recheado pode ser feito combinando brie derretido com cebola, alho, cogumelos ou outros ingredientes. Corte o topo do pão de levedura, remova o miolo, preencha com a mistura e coloque na grelha por 10 minutos ou até ficarem crocantes. Corte em fatias para servir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível