×
Loading ...

Como saber se há petróleo em meu quintal?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Descobrir petróleo em seu terreno pode ser uma tarefa desafiadora. Antigamente, o petróleo era coletado após vazar para a superfície da terra. A coleta moderna envolve o uso de uma sonda de perfuração, milhares de metros abaixo da superfície terrestre. Ao invés de usar uma furadeira para procurar em pontos aleatórios pela presença de petróleo, especialistas como geólogos e geofísicos são consultados. Eles usam equipamentos para determinar a existência de petróleo sob a superfície de um terreno.

Instruções

Perfuração em busca de petróleo (Jim Parkin/iStock/Getty Images)
  1. Procure em seu terreno por petróleo que possa ter vazado para a superfície. Essa é a maneira menos invasiva e barata de se verificar a presença do petróleo, que é formado a partir de matéria orgânica em decomposição ou hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são capturados em áreas de rochas porosas ou reservatórios. Examinar os tipos de rochas comumente encontrados em sua área pode ajudar a determinar a presença do petróleo.

    Loading...
  2. Consulte um geólogo. Esse profissional examina rochas e estuda a presença de hidrocarbonetos abaixo do solo. Um geólogo pode pesquisar a área onde você vive e realizar uma inspeção de campo, para determinar a possibilidade de existência de petróleo.

  3. Contrate uma equipe de geofísicos. Esses profissionais estudam as propriedades físicas do subsolo, fornecendo um olhar mais atento à possibilidade de existência de petróleo em sua propriedade. Usando equipamentos de alta tecnologia, o geofísico terá medições e dados de registro de debaixo da superfície terrestre do seu terrenos. Vibrações enviarão sinais abaixo da superfície da terra e as ondas refletidas serão recebidas por geofones. Esses dados serão coletados e armazenados para análise posterior.

  4. Se as conclusões do geólogo e do geofísico determinarem que há uma alta probabilidade de óleo existente em sua propriedade, contate os órgãos responsáveis. Dependendo da profundidade do petróleo, poderá ser preciso usar uma sonda de perfuração. O petróleo poderá estar a 2.000 a 4.000 metros de profundidade. Em alguns casos, poderá ser necessário furar a 6.000 ou mais metros de profundidade para alcançá-lo.

Loading...

Aviso

  • Os custos para estudo de sua propriedade e perfuração de petróleo podem ser caros.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...