O que é pH alcalino ?

Escrito por philip mcintosh | Traduzido por yago lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é pH alcalino ?
Quimicamente, um solo muito alcalino possui muitos íons OH- (Philip McIntosh)

Com respeito ao conceito químico de pH, "alcalino" é outro termo para "básico". Esses termos são sinônimos. A escala de pH foi desenvolvida para dar o valor numérico que corresponde o quão ácido ou básico um material é. Ácidos têm pH de 0 à 7, enquanto bases possuem pH de 7 à 14. Um pH exatamente igual a 7,0 é neutro, indicando que a substância não é nem ácida nem básica. Embora as plantas tolerem uma faixa específica de pH do solo de forma satisfatória, solos extremamente ácidos ou alcalinos devem ser ajustados para a boa saúde delas.

Outras pessoas estão lendo

Ácidos e bases

A forma mais fácil de se compreender o que é um ácido ou uma base, é a definição de Arrhenius (nome dado em homenagem ao químico sueco Svante Arrhenius). De acordo com a definição dele, um ácido é uma substância que gera íons hidrônio quando dissolvida em água. O íon hidrônio é o núcleo do hidrogênio sem o seu único elétron. Esses íons possuem carga elétrica positiva e o símbolo químico H+. Uma base gera íons hidróxido quando dissolvida em água. Íons hidróxido possuem carga negativa e símbolo OH-. Íons hidróxido possuem um elétron a mais que o número de prótons, por isso, possuem a carga negativa. Uma substância é ácida se contem mais íons H+ do que OH-, e é alcalina se a concentração de OH- é maior. O cloreto de hidrogênio (HCl) torna-se o ácido clorídrico quando dissolvido em água, de modo a formar os íons H + e Cl-. O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base, pois em solução aquosa ele se dissolve formando Na+ e OH-.

A escala de pH

A escala de pH foi desenvolvida para fornecer uma descrição numérica fácil da acidez ou alcalinidade. A escala vai de 0 à 14 com o número 7 no meio, representando o ponto onde o número de íons hidróxido é igual ao número de hidrônio. Substâncias com o pH 7 são chamadas de "neutras." A escala pH é logarítmica, implicando que a diferença de acidez ou alcalinidade de um valor de pH para o próximo, muda de acordo com o fator 10. A concentração de íons hidrônio no pH 4 é dez vezes maior que a no pH 5. Da mesma forma, um pH de 9 representa uma concentração dez vezes maior de íons hidróxido do que o pH 8.

A preferência de pH para plantas

Com algumas exceções, a maioria das plantas preferem solos entre os levemente ácido e os neutros (pH em torno de 5,5 à 7). É improvável que se note diferença na saúde de uma planta de solo com pH 6,5 para uma de solo pH 6,7. Não há necessidade de muito esforço para regular pH's muito próximos. Algumas plantas comuns de jardim e suas tolerâncias em relação à pH são: tomate (5,5 à 7,5), alface (6 à 7), pepino (5,5 à 7); mirtilo (4,5 à 5,5) e rosas (5,5 à 7). Sempre procure faixas de pH aceitáveis para as plantas crescerem e ajuste o pH alguns décimos para o meio do intervalo. Teste o solo periodicamente, pois o pH de muitos solos tendem a voltar para seu valor original.

Solos alcalinos

Solos alcalinos são mais comuns e mais problemáticos que os ácidos. Solos sobre uma camada de calcário tendem a ter um pH mais alto (de 7 à 9), e poucas plantas vão resistir a ele. Quando o pH está acima de 7, o fósforo fica indisponível, e a acumulação de carbonato de cálcio e outros sais tóxicos inibem o desenvolvimento da raiz. O pH do solo varia muito em qualquer região, logo, ele deve ser testado antes de se realizar qualquer plantação. O pH de um solo pode ser abaixado para uma faixa aceitável de duas maneiras. Dependendo das condições iniciais e as desejadas, enxofre elementar (NÃO sulfato) pode ser adicionado à uma taxa de 0,5 à 3,5 kg por 10 metros quadrados. Esse método funciona bem, mas demora um tempo para dar efeito. Você pode agilizar o processo adicionando os sais ácidos: sulfato de amônia e nitrato de amônia. O cheiro forte da amônia impregnará no solo durante esse período, mas isso é normal.

Testando o pH do solo

Kits para testes de baixo custo estão disponíveis na maioria dos centros de jardinagem ou podem ser encomendados com fornecedores. Eles não são muito precisos mas são o suficiente para as necessidades de um jardineiro. Uma análise mais precisa e detalhada pode ser obtida mandando uma amostra do solo para um laboratório de testes. Esses serviços vão custar de 30 à 80 reais, dependendo da quantidade de informação solicitada. Serviços de Extensão agrícola estaduais às vezes fornecem esses testes por uma taxa nominal ou de graça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível