Mais
×

Como usar o Photoshop

Lançado oficialmente nos anos 1990, o Adobe Photoshop levou alguns anos até se consolidar como o principal software de edição de imagens do mundo. Hoje líder de mercado, o Photoshop é usado tanto por profissionais experientes quanto por pessoas sem conhecimento avançado que desejam tratar as próprias imagens. O impacto cultural do Photoshop é enorme no Brasil e no mundo. Tanto é que, nos últimos anos, passou-se a considerar neologismo a palavra photoshopar (do inglês photoshopping), que significa "editar a imagem". Aprenda os elementos básicos do Photoshop e comece a praticar.

Instruções

O Photoshop é o software de edição de imagens líder de mercado (Oli Scarff/Getty Images News/Getty Images)
  1. Depois que o software for devidamente instalado no seu computador, abra a tela inicial do programa.

  2. As funções básicas do Photoshop estarão disponíveis na barra de ferramentas, localizada na parte esquerda da tela. O centro é reservado para o trabalho em si, seja uma tela em branco, transparente ou a imagem em que você deseja trabalhar. Já na parte direita da tela fica a janela de camadas. Trata-se de uma função muito útil no Photoshop. Você pode, por exemplo, colorir a imagem em uma camada extra, sem alterar a camada inicial.

  3. Uma das opções mais utilizadas é o "Ajuste". Essa ferramenta permite aos usuários editar as fotos e melhorar aspectos como contraste, brilho e níveis de cor. Para editar uma imagem, selecione a opção "Abrir" e selecione a foto ou a imagem desejada.

  4. Quando a imagem abrir, vá na aba "Imagem" e clique em "Ajuste". Nesse menu, você poderá mexer em uma série de ferramentas.

  5. No ícone "Saturação", você pode mudar a intensidade de luz das cores que aparecem na foto. Para isso, basta ir ajustando pela barra de intensidade até que a foto fique adequada para o seu gosto.

  6. Ao clicar na ferramenta "Níveis" (ou "Levels"), o programa abrirá um gráfico chamado de histograma, para que as diferentes tonalidades sejam ajeitadas. O trabalho nos níveis é bastante útil quando a luz fica estourada, por exemplo.

  7. Na parte da esquerda ficam os tons mais escuros (baixos) da foto. E na parte da direita ficam os tons mais claros (altos). No centro do gráfico estão as tonalidades intermediárias. Basta ir ajustando o gráfico e vendo a reprodução da foto até que ela fique boa.

  8. Outra função importante é o ajuste de cores. Com essa ferramenta, será possível controlar as cores até chegar ao resultado desejado. É uma ferramenta útil, por exemplo, caso a foto esteja muito amarela. Se for este o caso, utilize o ícone na ferramenta "Cores" para contrabalançar a cor em excesso, no caso, o amarelo.

  9. Para quem deseja cortar partes da foto, basta procurar na barra de ferramentas o ícone "Cortar". Aqui, o programa calcula as dimensões do corte. Basta clicar com o mouse e definir o tamanho da imagem desejado ou a parte da foto que será cortada.

  10. No final, quando você estiver satisfeito com a imagem editada, basta clicar no ícone "Salvar" e escolher o formato e a melhor opção de resolução da foto. Quanto maior a resolução, mais pesado o arquivo final da imagem.

  11. Essas foram apenas algumas dicas básicas para começar a usar o Photoshop. A melhor maneira de se especializar no software é treinando e editando muitas fotos. Mãos à obra.

Dicas

  • O software também permite uma série de tarefas e funções, que vão desde redimensionar uma imagem até adicionar camadas extras e modificar aspectos em fotografias. Para dominar essas e outras técnicas, vale a pena buscar vídeo-aulas e tutoriais disponíveis na internet. Alguns deles são gratuitos.
  • A desenvolvedora Adobe passou a disponibilizar gratuitamente o programa “Photoshop Express Editor”, uma versão compacta e online do Photoshop. O programa online está disponível no link da seção Recursos.

O que você precisa

  • Computador (sistema operacional Windows ou Apple)
  • Software Adobe Photoshop
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article