on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um pião girar com barbante

Atualizado em 21 novembro, 2016

Antes da chegada de brinquedos e dispositivos de entretenimento eletrônicos, a maioria dos brinquedos era feita à mão e tinha apenas um punhado de partes móveis. Longe das aventuras de videogame de hoje em dia, as crianças se entretinham com brinquedos de madeira, como piões. Alguns piões possuem uma pequena cavilha no topo para girar, enquanto outros possuem um barbante que gera o movimento. Esses últimos costumam ser maiores e mais pesados e girar por mais tempo devido ao impulso do barbante. Pode ser preciso um pouco de prática até conseguir usar esse brinquedo, mas ele é uma alternativa muito saudável aos dispositivos eletrônicos.

Instruções

Piões podem ser uma alternativa divertida a brinquedos eletrônicos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Segure a ponta do barbante com um nó na sua mão dominante. Pegue o brinquedo pela parte mais larga com a outra mão.

    Loading...
  2. Passe o barbante uma vez com força em volta da parte plana superior do pião, mantendo o nó pressionado com um dos dedos. Passe uma parte do barbante por cima do nó para mantê-lo firme.

  3. Desça o barbante de forma reta pela lateral do pião, parando logo acima da ponta. Enrole-o na ponta com força sobrepondo as camadas. Continue enrolando até acabar o barbante.

  4. Passe a ponta do barbante ao redor do dedo indicador da sua mão dominante. Segure o pião com a ponta voltada para cima em direção ao teto.

  5. Vire o pião rapidamente para que a ponta fique a um ângulo de 45º do chão e jogue-o com força. O pião deve girar sobre a ponta. Experimente puxar o barbante gentilmente para guiá-lo para frente e para trás.

Loading...

O que você precisa

  • Barbante para pião
  • Pião de madeira

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...