×
Loading ...

Picadas de vespas e marimbondos em cães

Atualizado em 19 julho, 2017

Picadas de vespas e marimbondos em cães são bastante comuns. Os cães são brincalhões e curiosos por natureza, o que os leva com frequência a farejar por diversas áreas. Esse comportamento aparentemente inofensivo é o que costuma causar uma picada de vespa ou marimbondo, pois esses insetos não hesitarão em proteger a si mesmos ou a colmeia se sentirem-se ameaçados. Embora uma única picada possa causar desconforto ao seu cão, múltiplas picadas podem ser fatais se você não tomar certas medidas.

Picadas de vespa e marimbondo podem ser fatais para os cães (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Reação

Certos sinais indicarão a você quando o seu cão tiver acabado de se tornar vítima de uma picada de vespa ou marimbondo. Esses tipos de picadas são muito dolorosos para um cachorro, e a reação do cão após uma picada costuma ser a primeira pista de que há algo errado. Uma vez picado, o cão geralmente emite um ganido alto. Em seguida, foge da área, procurando pelo culpado em todas as direções. Os cães também podem revelar a área geral da picada, pois sua atenção estará voltada à parte de seu corpo que estiver coçando e doendo.

Loading...

Inchaço

Embora a dor seja preocupante para um cão após ter sido picado por uma vespa ou um marimbondo, o inchaço deve ser uma preocupação ainda maior. Quando vespas ou marimbondos picam um cachorro, a área do corpo que foi picada quase sempre incha de forma dramática. Os cães também podem ser alérgicos a essas picadas, o que pode causar reações alérgicas negativas. A boca e a garganta de um cão são zonas de risco para o inchaço se um cão for picado lá. Devido aos perigos de asfixia, busque assistência veterinária se um cachorro exibir inchaço nessas áreas.

Remoção do ferrão

Depois que um marimbondo ou uma vespa picar o seu cão, é importante localizar o ferrão para poder removê-lo. A área que sofreu uma picada provavelmente estará vermelha e inchada. Pegue uma lupa para poder ver com clareza o ferrão que estiver tentando remover. Utilize um cartão de crédito ou algo parecido para raspá-lo do lugar. Deixar o ferrão na pele pode levar a mais veneno sendo inserido no cachorro.

Tratamento

Para lidar com o inchaço após remover o ferrão, faça uma bolsa de gelo e aplique-a à área da picada. Se o seu veterinário tiver fornecido anti-histamínicos, trate o cão com eles. Talvez seja preciso que o veterinário dê mais tratamento, incluindo a administração de fluidos e a verificação de sinais vitais. O tratamento no veterinário focará em evitar que o cão entre em choque.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...