Como pilotar uma Honda CBR600

Escrito por chris gilliland Google | Traduzido por pedro lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como pilotar uma Honda CBR600
É preciso levar as questões de segurança a sério. Use sempre um capacete quando estiver pilotando uma CBR 600 (motorcyclist. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com)

Desde seu lançamento no mundo das motocicletas em 1987, a Honda CBR 600, conhecida como o "Furacão", tem sido sinônimo de alta performance. Tanto o modelo original quanto a versão moderna, a CBR 600RR sempre foi elogiada pela fácil pilotagem, apesar da grande potência que possui, e pela agilidade, fazendo dela uma moto perfeita pra motociclistas experientes ou para quem acabou de começar a pilotar motocicletas. Praticar de maneira segura e aprender mais sobre a moto é essencial para quando você fato for encarar as ruas. Então, leve a sério cada momento em que estiver praticando e entendendo como funciona a máquina. Apenas lembre-se que aprender como se pilota uma CBR requer tempo e paciência.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Controles básicos

  1. 1

    Ponha as duas mãos nos manetes e preste sempre atenção ao botão de corte de corrente da moto. Ele é vermelho e fica logo acima do botão de ignição.

  2. 2

    Aperte a manete de embreagem para que seja possível passar marcha com o pedal de câmbio do lado esquerdo, logo a frente da pedaleira do mesmo lado. Solte a embreagem para engrenar a moto.

  3. 3

    Para acionar o freio dianteiro, aperte o manete do lado direito. Para acionar o freio traseiro, aperte o pedal do lado direito.

  4. 4

    Gire a manopla do lado direito em direção a você para acelerar a motocicleta, aumentando o giro do motor (rpm). Libere a manopla para desacelerar.

  5. 5

    Para engatar a primeira marcha, aperte o pedal direito para baixo, enquanto segura o manete da embreagem. Quando estiver andando, jogue o pedal para cima para subir até a sexta marcha. Para engatar o neutro, pare a moto, reduza, jogando para baixo, até a primeira e dê um leve toque para cima. Como se fosse passar a segunda, porém, parado e de leve.

    Pilotando a CBR

  1. 1

    Ponha chave na posição "ligado" ou "on", usando a chave. Jogue o botão de corta corrente na posição "Run" com seu dedão direito. Pressione o botão de ignição.

  2. 2

    Remova o descanso com o seu pé esquerdo. Acione o manete de embreagem, jogando a primeira marcha, acionando o pedal do câmbio para baixo com seu pé esquerdo.

  3. 3

    Solte levemente o manete da embreagem até que a CBR comece a andar. Acelere com calma, usando a mão direita, rodando a manopla em sua direção. Solte a embreagem completamente conforme a moto for pegando velocidade. Acelere até a velocidade desejada.

  4. 4

    Para diminuir a velocidade, use os freios da frente ou o de trás. Você pode usar os dois juntos como rotina ou para uma freada de emergência. Solte o freio antes de acelerar novamente.

  5. 5

    Para fazer curvas abaixo de 16km/h, basta virar o guidão da CBR para o lado desejado. Quando estiver acima desta velocidade, use a técnica chamada de contra esterço para forçar o guidão na direção da curva. Exemplo: para uma curva à esquerda, jogue o lado esquerdo do guidão para frente. Após completar a curva, force o lado direito do guidão para voltar a posição reta.

  6. 6

    Quando quiser trocar de marcha, aperte o manete da embreagem e solte o acelerador. Com o pé esquerdo, jogue o pedal do câmbio para cima, engatando a segunda marcha. Solte a embreagem e volte a acelerar. Repita até chegar na sexta marcha.

  7. 7

    Para reduzir, acione o manete de embreagem e solte o acelerador. Acione o pedal do câmbio para baixo para reduzir. Dê uma leve acelerada com um movimento rápido da mão direita para aumentar o giro e evitar o travamento da roda. Repita a operação até chegar na primeira marcha.

  8. 8

    Reduza até a primeira marcha e acione o manete de embreagem. Acione ambos os freios para uma parada completa. Dê um leve toque no pedal do câmbio, com o pé esquerdo, para acionar o neutro. Coloque o descanso usando o pé esquerdo. Desligue a moto acionando o botão de corta corrente e vire a chave para a posição "Off" e retire-a da ignição.

Dicas & Advertências

  • Pilote com segurança. Use sempre um capacete quando estiver pilotando uma CBR 600. Não esqueça da rápida aceleração quando reduzir, a roda traseira poderá travar se o giro estiver muito baixo durante uma redução de marchas. Aprender a contra esterçar a moto pode levar algum tempo. Pratique o contra esterço sempre, até que este movimento vital se torne natural.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível