O que os pilotos usam nas viseiras para evitar que embacem?

Escrito por richard bigge | Traduzido por william texeira
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O que os pilotos usam nas viseiras para evitar que embacem?
Condensação: um perigo para o piloto (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Óculos e viseiras de aviador são equipamentos que possuem lentes e, às vezes, máscaras de oxigênio e fones de ouvido. Em altas altitudes, onde muitas vezes é frio, calor e umidade que irradiam do corpo de um piloto podem entrar em contato com as lentes frias. Como resultado, a névoa ou uma película de água condensada pode formar-se, prejudicando a visão do piloto. Existem produtos e procedimentos que o piloto pode usar para reduzir os casos de embaçamento.

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Ventiladores de capacete

Ventiladores de capacete são dispositivos removíveis destinados a criar uma corrente de ar no interior das máscaras. São compostos por uma unidade de ventilação removível que é instalada diretamente dentro da máscara, um pouco acima das lentes. Eles têm uma configuração de "Liga" "Desliga" e "Auto". A função "Auto" detecta automaticamente a névoa e liga o ventilador. O dispositivo funciona removendo a umidade de dentro da máscara e empurrando-a para fora. Uma vez que o nível de umidade cai para um nível aceitável, ele se desliga automaticamente. Alguns capacetes de aviador vêm com ventiladores embutidos. Eles são alimentados por uma única bateria AAA (pilha palito).

Spray anti-embaçamento

Os pilotos podem aplicar um spray anti-embaçamento nas lentes das máscaras para evitar a névoa. Ele inclui um fino jato de um líquido descarregado a partir de um recipiente pressurizado concebido para evitar que a umidade se condense sobre as lentes. Ele trabalha criando uma camada fina e invisível que age contra a formação de gotas de condensação nas lentes. Como resultado, impede a acumulação de vapor e formação de embaçados na lente, assegurando assim uma visibilidade clara.

Revestimento anti-embaçante

Os revestimentos anti-embaçantes, ou revestimento anti-fog, são agentes químicos aplicados na superfície exterior das lentes da máscara para reduzir o embaçamento. A maioria destes agentes são facilmente dissolvidos pela água. Um exemplo inclui o cloreto de polivinilo geralmente revestido na superfície exterior das lentes das viseiras de aviador. O agente trabalha dispersando gotículas individuais de água, impedindo-as assim de acumular para formar uma névoa.

Orifícios de ventilação

Orifícios de ventilação, ou buracos de entrada de vento, são um conjunto de aberturas projetadas em alguns capacetes de aviador para evitar o embaçamento. Uma ventilação está localizada na parte superior e outra na parte inferior de uma lente. A outra lente tem pelo menos um canal de fluxo de ar na parte inferior que conduz o ar na direção das lentes em uma quantidade adequada, que pode reduzir a névoa. Eles são particularmente eficazes em ambientes de baixa umidade ou condições de vento que permitem a passagem do ar sobre as lentes através do sistema de ventilação. Em alta umidade, onde não há ar físico significativo passando pela abertura e entre as lentes do capacete, elas vão embaçar a um ponto de nublar completamente a visão do piloto.

Lentes térmicas

Lentes térmicas são um conjunto de lentes duplas que têm um fino espaço cheio de ar entre eles. As duas lentes mantêm o ar parado entre a lente interior e a lente exterior que atua como uma barreira entre o ar quente no interior do capacete e o ar frio externo. Isto reduz a diferença na temperatura e embaçamento. Ao contrário dos buracos de ventilação, elas são eficazes em ambientes de maior umidade ou condições de vento.

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