×
Loading ...

Como fazer uma piñata em forma de estrela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As piñatas (pinhatas) são usadas em festas; as crianças batem nelas até que quebrem, soltando doces e brinquedos. Elas podem ter várias formas e tamanhos. Uma forma popular no feriado mexicano de 5 de maio é uma estrela, que pode ser usada em outros tipos de festa, como aniversários. Essa estrela de seis pontas pode ser confeccionada facilmente com muitos materiais encontrados em casa.

Instruções

Use cores de papel crepom diferentes para fazer uma piñata (crape paper image by flashkralove from Fotolia.com)
  1. Escolha um balão grande e encha-o. Amarre a ponta para fechá-lo e deixe de lado por enquanto.

    Loading...
    O tamanho da piñata é determinado pelo tamanho do balão (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  2. Coloque uma tigela na mesa e despeje duas xícaras de farinha. Adicione três xícaras de água e misture bem até formar uma pasta.

    Não adicione muita farinha ou a pasta ficará espessa demais (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  3. Rasgue jornal em tiras. O número de tiras necessárias será determinado pelo tamanho da piñata que está sendo feita. Molhe cada uma delas na mistura, garantindo que fiquem completamente cobertas, e cole-as no balão. Desmanche quaisquer bolhas que se formem. Repita esses passos até que todo o balão esteja coberto com jornal. Coloque-o sobre uma folha inteira de jornal para secar.

    As tiras de jornal podem ser rasgadas ou recortadas (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)
  4. Cole uma segunda camada de tiras de jornal no balão e espere-o secar. Estoure-o assim que o jornal secar e remova-o cuidadosamente.

  5. Dobre um jornal ao meio e enrole-o para criar um cone. Passe fita nas laterais para que a forma se mantenha. Repita esse procedimento para fazer um total de seis cones do mesmo tamanho. Apare o fundo de cada um para que fiquem retos.

  6. Coloque um dos cones no topo da bola de papel machê. Molhe mais tiras de jornal na mistura de água e farinha e coloque-as ao redor do cone. Cole a tiras ligando o cone à bola, como forma de fixar as duas estruturas juntas. Posicione cada um dos outros cones na bola de papel machê para formar a estrela. Repita esses passos para prender cada um dos cones.

  7. Dobre papel crepom ou de seda ao meio. Cole um lado do papel na bola e outro nos cones. Decore a piñata com cores diferentes para deixá-la mais colorida. Aplique a camada de papel como se fosse telha, sobrepondo-as.

    Papel de seda também pode ser usado para cobrir a piñata (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)
  8. Corte pequenas tiras nas laterais do papel crepom que não foram coladas. Isso formará a franja da piñata. Enrole tiras de fita para formar borlas e cole-as nas pontas de cada cone.

    O comprimento dos cachos é baseado na sua preferência pessoal (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  9. Corte um quadrado no fundo da piñata para a abertura, mas não completamente. Isso formará uma porta. Coloque doces e brinquedos dentro da piñata e feche a abertura.

    Coloque doces dentro da piñata (Russell Illig/Photodisc/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 xícaras de água
  • 1 balão
  • Jornal
  • Tintas, giz de cera e canetinhas
  • Papel de seda ou crepom
  • Barbante
  • Fita
  • Tesoura
  • Agulha
  • Fita adesiva
  • Cola

Referências

Loading ...
Loading ...