Mais
×

Como fazer um pingente de crucifixo de madeira

Atualizado em 23 março, 2017

O crucifixo é uma representação artística da crucificação de Jesus Cristo. Ele é composto por um homem preso a uma cruz por suas mãos e pés. Em um artigo intitulado "O Crucifixo - Um Poderoso Símbolo", o Reverendo Unitário, Dr. Ian Ellis-Jones, se refere ao crucifixo como um símbolo de "redenção, ou regeneração, de se fazer liberto de nós mesmos e do mundo". Versões menores do crucifixo são usadas como pingentes em colares e rosários e, com pequenos pedaços de madeira, você pode fazer o seu próprio ornamento.

Instruções

Muitas igrejas compartilham o uso do crucifixo como um símbolo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    A cruz

  1. Trace a lápis o desenho de uma cruz no meio de um bloco de madeira. Use a régua para manter as linhas retas. Ao invés do lápis, você pode usar um pedaço de giz ou um marcador fino.

  2. Se você tem dificuldade em desenhar uma cruz, imprima uma imagem da internet Recorte a cruz de papel, prenda-a no pedaço de madeira e use o lápis ou o marcador para traçar em volta.

  3. Corte a cruz desenhada com a ferramenta rotativa. Segure a madeira no lugar com grampos de metal para evitar acidentes. Siga o seu desenho. Vá devagar para garantir um corte mais regular.

  4. Lixe os lados da cruz com uma lixa de papel grão 100. Deixe eles lisos ou angulados, conforme o seu gosto.

  5. Gradualmente, aumente o grão da lixa de papel até chegar a 300 ou até que os lados estejam completamente lisos. Quando estiver lixando, faça movimentos no sentido da veia da madeira, não contra ela.

  6. Insira um olho de parafuso na parte de cima da cruz. Faça um buraco na madeira com uma faca fina ou um alfinete. Atarraxe o olho de parafuso até que esteja preso. Passe uma argola de metal pelo buraco do parafuso.

  7. Tinja a madeira com o verniz. Passe o verniz com um pincel leve ou uma esponja. Deixe descansar por 15 minutos e passe o verniz novamente. Deixe secar por 24 horas.

    Jesus

  1. Coloque sua cruz em cima de outro pedaço de madeira. Trace levemente o contorno da cruz na madeira. Isso ajudará a fazer com que seu Jesus caiba na cruz.

  2. Afie sua goiva de entalhe e seu cinzel. No livro "A Arte das Joias de Madeira", Terry Taylor explica que ferramentas de entalhe cegas não produzem superfícies lisas nem cortes seguros.

  3. Ache um molde de entalhe de Jesus na cruz online ou em uma loja de artesanato em madeira. Transfira o molde para a madeira, dentro da cruz que você traçou anteriormente, com papel grafite ou carbono.

  4. Apague o traço da cruz. Corte a forma de Jesus com a ferramenta rotativa. Não se preocupe em cortar a forma perfeitamente, assim que você a tiver, use uma faca de entalhe ou de esculpir para remover o excesso de madeira.

  5. Entalhe os detalhes que você desenhou, como rosto, cabelo e músculos do peito, braços e pernas de Jesus, com sua faca de esculpir.

  6. Lixe a madeira. Aplique verniz no rosto e no corpo de Jesus. Use a cola de madeira para colá-lo a parte de cima da cruz. Deixe secar por 24 horas.

  7. Escolha um colar para usar com o pingente. Passe-o pelo buraco de prender o pingente.

O que você precisa

  • Madeira
  • Ferramenta rotativa
  • Lixa de papel
  • Alicate
  • Pincél
  • Régua
  • Cola para madeira
  • Goivas de entalhe
  • Cinzel
  • Olho de parafuso
  • Verniz
  • Molde de crucifixo para entalhe
  • Papel grafite
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article