Pintando com tinta à base de água usando compressores e pistolas de tinta

Escrito por natalie andrews | Traduzido por ana carolina
Pintando com tinta à base de água usando compressores e pistolas de tinta
Geralmente, carros são pintados com pistolas de tinta à base de água (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A indústria de tinta evoluiu gradualmente devido à alta demanda de tinta atóxica e segura. Isso abriu portas para as tintas à base de água, resilientes e leves quando se fala do substrato da tinta. E com todo o processo industrial demandando processos mais rápidos sem comprometer a qualidade, pistolas de tinta e compressores também entraram no processo de aplicação de tinta.

Tintas automotivas

A indústria de pintura automotiva oferece centenas de tipos de tintas com diferentes benefícios e características. Elas possuem qualidades variadas, como ter aderência excelente e não desbotar sob luz solar. Algumas marcas, como Auto Air Colours, podem ser misturadas para criar cores e efeitos customizados. A maioria das tintas à base de água não requer a adição de outros elementos, e produz uma pintura de ótima qualidade quando combinada com coberturas de acabamento transparentes. Algumas requerem um aditivo para deixar a tinta mais rala.

Materiais e preparação

Você precisará dos seguintes materiais para pintar com tinta à base de água: um compressor de ar com vazão de 90 cm cúbicos por minuto ou mais; um aerógrafo; uma pistola de tinta (para áreas maiores); pistola de aquecimento ou fonte de calor; bucha de pia; filtros de tinta; cobertura transparente; desengordurante; máscara; lixa de numeração alta.

Antes de pintar, a superfície deve ser limpa de qualquer material como cera, pó ou gordura. Lixe ou raspe, removendo a camada de tinta superficial, se necessário. Caso esse seja o caso, você deve passar um primer no material, pois a tinta à base de água pode ser corrosiva para metal desprotegido. Preencha imperfeições como arranhões e amassados.

Aplicação

Já que a tinta é à base de água, você deve sacudir e misturar bem antes de usar, para que ela fique uniforme. Ela deve ser aplicada finamente à superfície, para facilitar a evaporação do solvente e melhorar a aderência. Várias camadas devem ser aplicadas imediatamente depois da camada anterior ter secado, e a cobertura brilhante deve ser colocada assim que a última camada de tinta secar.

Cura aquecida e outras considerações

Agentes corantes à base de água precisam ser curados com calor, com uma lâmpada infravermelha ou aquecida, secador de cabelo ou pistola de aquecimento. Esse processo de cura deve ser feito a cada vez que uma nova camada for colocada, seja de tinta ou de cobertura. Pintar em ambiente frio e úmido requer ainda mais aquecimento depois de cada camada de tinta, já que a umidade excessiva do ambiente pode retardar o processo de aquecimento necessário para que a tinta fique apropriadamente aderida ao substrato. A pintura e cura adequadas farão com que a cor da tinta fique na superfície.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível