Mais
×

Como pintar um abajur de tecido

Pintar seu próprio abajur adiciona a personalidade para sua casa que você não encontra em lojas de decoração. Desenhar no tecido do abajur é parecido com pintar camisetas ou qualquer outro tecido, exceto que esse precisa ser lavado previamente, pois o encolhimento do tecido pode distorcer a pintura. Um abajur pode ser pintado com pouco ou nenhum preparo ou cuidado posterior. Divirta-se, estimule a criatividade e aproveite seu abajur único e personalizado.

Instruções

Desenhos pintados em tecido (table lamp image by Sid Viswakumar from Fotolia.com)
  1. Limpe a superfície do seu abajur com um pano úmido para remover todo o pó e a sujeira. Também limpe os pincéis com água e sabão neutro.

    Escolha um tecido liso e claro para melhores resultados (lampe de chevet décorative image by Melisback from Fotolia.com)
  2. Se você achar de alguma utilidade, faça um esboço do desenho que você pretende pintar usando um lápis.

  3. Comece a pintar seu abajur. Se você estiver usando bisnagas com aplicadores na ponta, pratique previamente em um papel toalha para se acostumar a pressão necessária para um fluxo constante. Se estiver usando pincéis, encharque-os para pinceladas mais fluídas e use água para afinar a tinta e fazer os detalhes.

    A tinta pode ser usada diretamente da bisnaga ou aplicada com um pincel (paint brush image by anna karwowska from Fotolia.com)
  4. Deixe a tinta secar completamente. Para a maioria dos tecidos, leva-se em torno de 24 horas. O tempo de secagem depende da espessura das tintas aplicadas.

    Tintas profissionais acrílicas secam mais rapidamente que tintas comuns para tecido (red acrylic image by Andrew Brown from Fotolia.com)
  5. Exponha seu novo abajur feito à mão. Dependendo do tipo e qualidade da tinta, pode ser necessário evitar luz solar direta, pois ela pode descolorir o tecido.

    Simplicidade pode ser elegante (wooden lamp image by Melking from Fotolia.com)

Dicas

  • Evite movimentar as áreas recém pintadas pois elas podem lambuzar. Uma vez pintada com tinta acrílica, não use outra tinta por cima, espere a região secar primeiro.
  • Guarde as bisnagas com a tampa para baixo ou pressione-as contra uma mesa ou outra superfície rígida para evitar que bolhas de ar impeçam o fluxo da tinta.
  • Não é necessário fazer tratamento com água quente para qualquer tipo de tinta, também é desnecessário usar fixantes ou vernizes.
  • Uma simples atividade para dias de chuva que não requer qualquer tipo de talento, é cobrir o abajur com marcas de mãos dos seus familiares.

Aviso

  • Leia as instruções de segurança das tintas. Não permita que crianças pintem com tintas que podem ser tóxicas sem supervisão.
  • Não deixe a tinta secar nos pincéis. A tinta acrílica é à base de água, mas depois de seca ela forma um plástico não poroso difícil de ser removido e que pode arruinar os pincéis.

O que você precisa

  • Abajur de tecido
  • Tinta acrílica ou específica para tecidos
  • Pincéis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article