Mais
×

Como pintar uma borboleta furta-cor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Replicar a iridescência das borboletas têm deixado artistas perplexos desde que o primeiro pintor tentou capturar a beleza dessas flores voadoras. Iridescência é um fenômeno ótico visto quando as cores mudam quando uma superfície é vista de diferentes ângulos. Essencialmente, esse fenômeno é causado pela reflexão múltipla da luz em camadas coloridas, translúcidas e finas em uma superfície fina. Muitas técnicas de pintura envolvem aplicar camadas de tinta semitransparente, separadas por meios transparentes, para produzir a verdadeira iridescência. Para o pintor artesanal, esse efeito pode ser simulado ao aplicar pigmentos minerais iridescentes ao final da pintura.

Instruções

Iridescentes douradas, contrastando com preto, dão às borboletas monarcas uma aparência de vidro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Aplique gesso uniformemente à superfície de pintura, usando um pequeno rolo de tinta. Espere secar e aplique uma segunda camada. Quando secar, desenhe a borboleta na superfície pintada preparada. Usando as fotografias como referência, pinte a borboleta com tinta acrílica, exceto pelas áreas de contraste escuro ou preto.

  2. Espere a tinta secar, então, pinte as sombras, efeitos de luz e realce a profundidade. Um pastel com pigmento puro, fácil de misturar pode ser aplicado depois que a tinta estiver seca. A chave para uma representação da reflexão luminosa é contrastar cores complementares usando uma cor monocromática em diferentes tons. Realces brancos podem dar uma aparência não natural de giz ao seu trabalho.

  3. Coloque um pouco de spray selante na pintura. Espere secar e repita. Depois que o selante secar, use um lápis para retocar as linhas da borda de sua pintura. Baseando-se nas fotos de referência, contorne as áreas coloridas com o contraste preto ou tinta preta, usando um pincel fino ou uma caneta de tinta. Preencha as áreas escuras com tinta. Múltiplas camadas podem ser necessárias para produzir áreas escuras e opacas. Deixe que a tinta seque completamente.

  4. Aplique o pigmento iridescente em pó, ou luz perolada, nas áreas claras e realçadas da pintura com um pincel macio. O pó iridescente transparente escuro pode ser aplicado em áreas escuras ou pretas. Seja cuidadoso e evite tocar o modelo com sua mão ou antebraço enquanto você trabalha. Quando estiver satisfeito com a obra, aplique diversas camadas de spray selante. Espere que cada camada de selante seque antes de aplicar a próxima.

O que você precisa

  • Fotografias para referência
  • Superfície para pintura, como tela ou compensado
  • Pincéis
  • Canetas de tinta (opcional)
  • Gesso
  • Rolo pequeno para pintura
  • Lápis pastel de pigmento puro (opcional)
  • Selante spray de pulverizador
  • Pó de pigmento mineral iridescente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article