×
Loading ...

Como pintar cerâmica com aparência de mármore

Atualizado em 17 abril, 2017

A técnica de marmorização é uma forma clássica de decorar seus vasos, tigelas e canecas de cerâmica para dar-lhes um aspecto profissional que lembra a textura de um bloco de mármore. Faça isso usando esmalte ou argila líquida. O padrão que você criará depende do aspecto que você quer conseguir: as linhas mais grossas criam peças mais contrastantes, e os redemoinhos finos parecem mais naturais.

Efeito da marmorização na cerâmica

A marmorização dá às peças de cerâmica um aspecto estriado que lembra um bloco de mármore natural. Essa técnica normalmente é feita com uma cor clara e uma escura, e tons neutrais ou de mármore, como coral e marrom ou branco e preto, para dar mais realismo à superfície. Alguns artistas usam a marmorização como forma de criar peças nítidas e excêntricas, usando cores de alto contraste e criando linhas e padrões mais grossos ou vórtices.

Loading...

História da marmorização

As peças mais antigas de cerâmica marmorizada descobertas vêm da Roma do primeiro século e os estilos comuns utilizavam bandas coloridas de argila para criar a textura com veias. No antigo Egito, os vasos de cerâmica eram frequentemente esmaltados de branco e marmorizados com linhas brancas e pretas de argila líquida, ou esmaltados de branco e marmorizados com linhas marrons ou vermelhas. A técnica persistiu ao longo da história, reemergindo com a força industrial em Staffordshire, Inglaterra, em torno de 1600. O "slipware" de Staffordshire foi exportado mundialmente e continua inspirando os artistas de cerâmica modernos.

Marmorizando com esmalte

Para marmorizar com esmalte, pinte a peça de cerâmica da cor principal da sua escolha e deixe secar. Aplique uma quantidade grande de creme de barbear sobre uma folha de papel encerado, tão grande como sua peça de cerâmica, e espalhe-o usando um quadrado de papelão ou uma faca de manteiga. Adicione algumas gotas do esmalte da segunda cor sobre o creme e use um pincel para aplicar o esmalte para obter um aspecto marmorizado. Pressione a peça de cerâmica sobre o esmalte e o mármore de creme de barbear. Enxague ligeiramente o creme de barbear e deixe o esmalte secar. O creme sairá facilmente, mas o esmalte ficará.

Marmorizando com argila líquida

Enrole um disco de argila uniforme e consistente e coloque-o sobre uma tábua. Forme uma camada de argila líquida da mesma cor sobre o disco até cobri-lo completamente e remova o excesso de líquido. Crie imediatamente um padrão fino e delicado de linhas em ziguezague usando argila líquida de uma cor mais clara e cubra o disco inteiro. Segure o disco sobre a tábua e mexa-o, fazendo com que as cores se misturem e criem o aspecto de mármore, por aproximadamente 30 a 45 segundos. Deixe o disco secar até que não fique pegajoso e crie a forma que quiser com ele. Segue a peça de cerâmica de maneira normal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...