×
Loading ...

Como pintar concreto para que pareça granito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A disponibilidade recente de vários produtos para pintar concreto tornou fácil o processo de transformar um chão liso e simples de concreto em uma peça de beleza. Com um pouco de esforço e cuidado, é possível até criar o visual de um pátio caro de granito.

Instruções

Concreto em sua forma mais simples (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Prepare o concreto

  1. Antes de pintar, passe uma solução abrasiva no concreto. Isso abre os poros para que a adesão da tinta no piso seja maior. Quando terminar, certifique-se que a textura do chão seja parecida com a de uma lixa 120, e o concreto estará bastante poroso. A água que for jogada sobre ele deve ser absorvida imediatamente.

    Loading...
  2. Limpe o concreto. O produto deve neutralizar o abrasivo e remover a poeira liberada pelo concreto ao passar o abrasivo.

  3. Permite que ele seque por pelo menos 24 horas, e então crie o desenho das pedras de granito com fita crepe. O concreto que ficar por baixo da fita fará o papel do cimento usado para colar as peças de granito ou azulejo. Para parecer que são azulejos, faça um desenho simétrico, e para simular peças de granito, varie o formato das linhas para fazer com que o visual fique mais natural, fazendo formatos de pedras.

    Aplique a tinta

  1. Aplique a tinta sobre concreto usando o compressor. Ajuste o bico para que o borrifador esteja ajustado para uma borrifada larga.

  2. Borrife num padrão circular, para ficar mais natural. O visual final ficará com consistência variada. Não trabalhe em linhas e colunas, pois as marcas ficarão aparentes quando secar. A tinta ficará leitosa e transparente no início, e você não conseguirá ver a cor até ela secar. Borrife uma única área até que ela fique molhada e então siga para a área seguinte.

  3. Misture as cores para que o visual fique mais dinâmico. O granito na sua forma natural possui várias cores, então escolha uma combinação bonita e que simule a cor original da pedra.

    O produto final

  1. Remova a fita depois de 24 horas deixando a tinta secar.

  2. Cubra o local com um selante protetor transparente.

  3. Espere 24 horas antes de pisar no local. Dê 72 horas para a tinta curar antes de colocar os móveis no lugar novamente.

Loading...

Aviso

  • Use uma máscara, luvas e óculos de proteção quando estive aplicando a solução abrasiva.
  • Concreto pintado pode ficar escorregadio, mas você pode colocar aditivos ou selante para dar algum atrito ao piso. Garanta que os aditivos utilizados sejam compatíveis com a tinta que você escolheu.

O que você precisa

  • Produto de limpeza para concreto
  • Solução ácida abrasiva
  • Tinta de concreto
  • Compressor
  • Fita crepe

Referências

Loading ...
Loading ...