O que usar quando for pintar ou envernizar móveis folhados a madeira?

Escrito por kimberly ripley | Traduzido por ellen zanelato

Os móveis folheados podem ser pintados ou envernizados. Isso é feito de forma similar à pintura ou envernização da mobília de madeira verdadeira; a grande diferença é no processo de remoção. Entretanto, tenha em mente que remover por completo a cobertura anterior do folheado pode não ser totalmente necessário em todos os casos. Alguns opções estão disponíveis para que você tente.

Pintando sobre móveis folhados sem remover a cobertura anterior

Se você optar por pintar diretamente sobre a mobília folheada sem antes remover o acabamento, apenas primeiro lixe suavemente o móvel. Use uma lixa de grãos finos e lixe suavemente o acabamento. Limpe o pó desse processo com uma toalha ou pincel limpo. Pinte diretamente sobre o folheado. Muito provavelmente serão necessárias duas camadas, com cerca de uma hora de secagem entre elas. A tinta esmalte lisa ou a acetinada funcionarão melhor ao pintar sobre móveis folheados.

Envernizar sobre móveis folhados sem remover a cobertura anterior

É possível envernizar um móvel folheado sem retirar o acabamento anterior. Será necessário lixar a cobertura com uma lixa de grãos finos antes. Limpe o pó da lixação com um pincel limpo ou toalha e comece a aplicar o verniz. Tenha em mente que não removendo a cobertura anterior, a cor do verniz provavelmente não vai ficar fiel à cor na lata: sua aparência será um pouco mais escura.

Removendo o acabamento de móveis folhados

Remover o acabamento do folheado é um trabalho delicado, mas se você quiser uma cor fiel quando foi envernizar, deve ser feito. Compre um removedor para madeira multi-uso, mas use com moderação. Raspe qualquer resíduos com uma espátula ou limpe com um pano. Não use lã de aço em móveis folhados. Seja cuidadoso para não encharcar o folhado com removedor, já que isso pode fazer com que a madeira embaixo do verniz se danifique.