×
Loading ...

Como pintar as laterais de um quadro não emoldurado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É comum pendurar pinturas em galerias ou em casa sem uma moldura. Às vezes, o quadro é tão grande que emoldurá-lo pode ser muito caro, o que faz com que os colecionadores decidam não fazê-lo. Outros preferem um visual mais cru. As vezes o artista pode até mesmo utilizar as bordas da tela como uma continuação da superfície de pintura. Ao pintar as laterais de uma tela não emoldurada, seja durante ou após a pintura do quadro, você pode torná-la mais apresentável.

Instruções

Pinte as bordas de um quadro que não deseja emoldurar (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Pintar as laterais ao pintar o quadro

  1. Pinte a tela inteira com gesso, até as bordas. Isso a preparará para a tinta. Outra maneira é prender a tela em uma parede ou outra superfície plana e depois montada em um tensor.

    Loading...
  2. Espere o gesso secar. O processo pode levar até uma hora.

  3. Passe mais duas camadas de gesso e deixe secar entre elas. No total serão três camadas.

  4. Pinte o quadro normalmente, utilizando tinta a óleo ou acrílica. Estenda sua pintura nas bordas (para uma tela já montada) ou nas bordas do tecido (para uma tela na parede). Ao terminar, a pintura estará com as laterais pintadas e pronta para exibição ou montagem.

    Pintar as laterais após a pintura do quadro

  1. Envolva os lados do quadro montado com fita adesiva, deixando cerca de três quartos das bordas mais afastadas da face do quadro expostas. Isso significa que, com o quadro virado para cima em uma mesa, a fita ficará para cima, deixando a parte inferior das bordas expostas.

  2. Esfregue a fita. Isso a selará. A tinta garantirá uma borda firme e bonita.

  3. Pinte sobre as bordas expostas. Utilize um tubo de tinta branca do mesmo tipo utilizada na execução do quadro. Caso tenha pintado em acrílico, utilize tinta acrílica. O mesmo vale para tinta a óleo. Uma tinta mais opaca (como branco titânio, por exemplo) funciona melhor.

  4. Repita, se necessário, para uma cobertura opaca completa.

  5. Remova a fita. O resultado será um lado branco e vivo na lateral da tela, com os respingos e manchas que ocorrem naturalmente durante o processo de uma pintura cobertos.

Loading...

O que você precisa

  • Gesso acrílico
  • Tela
  • Pincel de 5 cm
  • Tintas acrílicas ou a óleo
  • Fita adesiva

Referências

Loading ...
Loading ...