Mais
×

Como pintar louça de barro com um pincel usando esmalte

Atualizado em 21 novembro, 2016

Fazer uma panela ou uma escultura de barro é uma tarefa recompensadora por si só. Adicionar uma camada de esmalte realçará o acabamento da peça, além de protegê-la e torná-la impermeável.

Instruções

Adicionar uma camada de esmalte a sua panela de barro fará com que ela brilhe (The clay pot image by Arkady Chubykin from Fotolia.com)
  1. Limpe sua peça de barro, como uma panela ou uma escultura, com água e sabão e panos limpos. Remova os detritos e a sujeira. Limpe todas as partes da panela que serão pintadas ou esmaltadas, incluindo cabos e tampas. Deixe-a secar bem.

  2. Misture duas partes do esmalte transparente com uma de tinta dentro da tigela, com um pincel ou uma vareta de mistura. Depois da combinação pode-se escurecer ou clarear a tinta.

  3. Mergulhe seu pincel (um pincel em leque fará uma cobertura mais uniforme) no esmalte e pinte a panela. Aplique o produto na horizontal — de lado a lado e não de cima para baixo — para realçar a aparência autêntica de sua peça.

  4. Limpe o excesso de esmalte no fundo, nas bordas ou nas laterais da peça com um trapo limpo. Deixe a primeira camada secar, o que deverá levar entre cinco e dez minutos.

  5. Aplique mais duas camadas de esmalte na sua panela para alcançar melhor a cor e a aparência desejada. Deixe cada camada secar antes de aplicar a seguinte.

  6. Use um pincel novo em formato de leque para aplicar uma camada de esmalte transparente na parte externa da panela. Isso aumentará a proteção contra água e arranhões. Deixe a peça de barro secar e limpe os pincéis em água quente ensaboada para remover o esmalte e a tinta deles.

O que você precisa

  • Água e sabão
  • Trapos
  • Peça de barro
  • Pincéis (de diversos tamanhos)
  • Esmalte
  • Tinta (qualquer cor)
  • Tigelas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article