Como pintar as molduras das janelas da parte externa da casa

Escrito por matt scheer | Traduzido por wanderley rodriguez
Como pintar as molduras das janelas da parte externa da casa
Aplicar tinta brilhante em uma casa com cor escura faz com que ela se destaque das restantes (Maine,ghouldsboro,dwelling,residence,new england,h image by Earl Robbins from Fotolia.com)

As molduras das janelas parecem velhas vistas da parte externa. Elas apresentam tinta lascada, sujeira e a cor tem uma aparência fosca, porém, elas não precisam ficar assim. Se as janelas que você quer limpar e pintar estiverem no segundo piso, use uma escada. Na realidade, pintar em ambiente externo é mais fácil que fazê-lo dentro de casa, pois aí, não precisará cobrir o chão com panos e o vento secará a tinta mais rapidamente.

Instruções

  1. 1

    Verifique as condições atmosféricas. Dependendo da quantidade de molduras de janela a pintar, sua tarefa levará aproximadamente um fim de semana e você certamente não vai querer recomeçar porque a tinta escorreu devido à chuva.

  2. 2

    Monte a escada apoiada no solo embaixo da janela. Se a escada inclinar, coloque-a embaixo da moldura inferior. Se estiver pintando apenas janelas no primeiro piso, não será preciso usar a escada.

  3. 3

    Limpe as janelas com uma solução limpadora caseira. Elimine toda a sujeira e folhas de árvores nas molduras. Se elas ficarem limpas, a aderência do primer e da tinta será mais fácil.

  4. 4

    Lixe levemente com a lixa 60 quaisquer imperfeições na moldura de madeira para tornar a superfície mais lisa. Se existirem grandes camadas de tinta solta ou desnivelada, utilize uma lixa mais áspera, como a de 30.

  5. 5

    Prenda fita em torno do vidro, de maneira que ao pintar a janela, a tinta não escorra e manche o vidro. Deixe um pouco do vidro exposto perto da moldura para garantir que a nova tinta cobre a emenda entre a moldura e o vidro. Utilize fita crepe, para que possa removê-la sem deixar quaisquer resíduos nas molduras de janela.

  6. 6

    Aplique o primer na moldura, caso a tinta que você está usando tem uma cor mais clara do que a antiga. É recomendável aplicar o primer na moldura, pois a tinta aderirá melhor à superfície da janela, porém sua utilização não é necessária.

  7. 7

    Pinte as molduras das janelas com tinta látex. Essa tinta tolera a descoloração e o descascamento provocados pela exposição ao sol. Se você quer que as janelas continuem abrindo e fechando, não pinte a moldura interna. A tinta levará aproximadamente 24 horas a secar, sendo que poderá necessitar de aplicar outra camada de tinta, por isso aplique a tinta de manhã. Se as molduras não precisarem de mais tinta, retire a fita crepe do vidro e raspe com um raspador quaisquer restos de tinta.

O que você precisa?

  • Escada
  • Solução limpadora
  • Fita para pintura
  • Lixa de grão 30 ou 60
  • Primer
  • Pincel
  • Tinta
  • Raspador de tinta

Lista completaMinimizar