×
Loading ...

Como pintar paisagens e folhagens com tinta a óleo

As folhagens são quaisquer amontoados de duas ou mais folhas, que podem ser encontradas em arbustos e árvores. Apesar de não parecer muito difícil de se pintar, esse assunto pode se mostrar uma tarefa complicada. É melhor pintar as folhagens como grandes amontoados verdes ao invés de tentar criá-las individualmente. Na maioria dos casos, elas não são o foco principal da pintura, sendo que tentar pintar folhas individuais vai apenas distrair o observador da obra.

Instruções

Aprenda a criar folhagens utilizando tinta a óleo (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Misture as tintas azul e amarela na sua paleta para criar a cor base para a folhagem. Ela terá a tonalidade média da cor verde que se situa no contraste entre as luzes e sombras. Você não precisa se preocupar com o fato de sua tinta secar rapidamente e perder, já que está trabalhando com tintas a óleo (produto naturalmente de secagem lenta), então não tenha medo de misturar toda a quantidade necessária dessa cor de uma vez.

    Loading...
  2. Molhe seu pincel na tinta da cor base para a folhagem e aplique-a na tela em um formato irregular que combine e se encaixe (aproximadamente) com a forma da folhagem de referência no assunto que você está pintando.

  3. Misture mais tinta amarela em uma pequena parte da cor base em sua paleta para criar um efeito de luzes ou iluminação. Você pode querer experimentar esses efeitos ao adicionar uma combinação de branco e amarelo.

  4. Molhe um pequeno pincel na parte da cor com efeito de luzes que você acabou de criar. Pinte a iluminação nas folhagens, principalmente no lado de sua fonte de luz. Elas devem ser pintadas em formatos irregulares e devem cobrir a tinta base apenas em pontos e riscos — ela não deve cobrir toda a camada de tinta base.

  5. Misture mais tinta azul em uma pequena parte da cor base em sua paleta para criar as sombras. Você pode fazer experimentos com a cor das sombras ao adicionar uma combinação de azul e marrom.

  6. Molhe um pequeno pincel na cor das sombras que você acabou de criar. Pinte-as na folhagem, principalmente no lado oposto de sua fonte de luz. As sombras devem ser pintadas em formatos irregulares, em pontos e manchas, e não devem cobrir toda a camada de tinta base.

  7. Molhe novamente seu pincel na cor base da folhagem. Adicione-a em quaisquer áreas onde necessita misturar os efeitos de iluminação e sombras.

  8. Utilize um pincel seco sem nenhuma tinta para misturar os três tons de cores juntos. As tintas a óleo ainda devem estar suficientemente molhadas para se misturarem bem.

Loading...

Dicas

  • É melhor misturar todas suas cores ao invés de utilizá-las diretamente do tubo. As cores misturadas possuem variações naturais em valor e tonalidade que vão adicionar profundidade para as folhagens, além de também fornecer uma aparência mais realística.
  • Para criar o efeito de galhos aparentes através da folhagem, pinte primeiramente os galhos na tela para depois pintar as folhagens por cima deles. Deixe partes dos galhos à mostra através das folhas.
  • Se a folhagem estiver estiver muito próxima do primeiro plano da pintura, pinte amontoados de folhas individuais no topo da cor base, das iluminações e sombras para criar o efeito de que a folhagem é realmente um grande conjunto de folhas e não apenas uma mancha de tinta verde.

O que você precisa

  • Tinta a óleo (azul, amarela, marrom, branca)
  • Pinceis (diversos tamanhos)
  • Tela para pintura
  • Cavalete

Recursos

Loading ...
Loading ...