Como pintar paisagens modernas com tinta acrílica

Escrito por david claerr | Traduzido por pina bastos
Como pintar paisagens modernas com tinta acrílica
No começo, está a tela branca (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

As tintas acrílicas modernas oferecem muitas vantagens para os artistas, sobre as tintas tradicionais a óleo, inclusive secagem rápida e menos tempo de trabalho, durabilidade superior e meio artístico que não amarela. Muitos artistas e ilustradores profissionais atuais têm empregado o acrílico para ajudá-los a produzir obras de arte com prazos curtos em projetos encomendados. Mas a adição de novos pigmentos de cores vivas e que não desbotam também é uma vantagem, ao simplificar a paleta de cor para os pintores contemporâneos de paisagens. Um desafio a superar é que a natureza de secagem rápida do acrílico exige algum tempo de adaptação, se você trabalhou com o meio tradicional do óleo. As tintas podem endurecer na paleta ou no pincel dentro de uma hora ou, às vezes, até menos. Misturar tinta em camadas precedentes também é complicado. Selecionar o equipamento certo e os materiais acessórios o capacitará a trabalhar com acrílico eficientemente.

Instruções

  1. 1

    Adquira um conjunto básico de tintas acrílicas. Use as seguintes cores primárias modernas, que funcionam muito bem em sincronia. Para o amarelo, use o cádmio médio, que tem uma coloração forte e que não desbota. Para o básico vermelho/magenta, use o vermelho rosado ftalocianino, que cobre uma gama, desde laranjas ricos e vermelhos (quando misturado com amarelo cádmio) até o violeta e as sombras de roxo. Para o básico azul/ciano, use azul manganês, que expande o azul para o espectro verde (o azul manganês também dará uma base de cor mais realista para pintar o céu do que qualquer outro pigmento).

  2. 2

    Adicione branco titânio e cinza Payne para o preto, além das cores primárias. O cinza Payne é um preto semitransparente, que dará as mais sutis gradações de sombras. Os tons de terra padrão estão disponíveis em acrílico e o uso de amarelo ocre, sienna queimada e marrom queimado é altamente recomendado.

  3. 3

    Escolha pincéis sintéticos de qualidade para as tintas acrílicas. Os pincéis de cerdas rígidas são recomendados, por causa da massa de tinta. O acrílico pode ser diluído com água, para estender o tempo de trabalho e permitir aplicação mais suave. O uso de um meio com brilho é recomendado para misturar e ampliar as tintas (os meios acrílicos com brilho desempenham a mesma função do óleo de linhaça nas tintas tradicionais). Como limpador e solvente para a tinta acrílica, o álcool desnaturado é muito eficaz.

  4. 4

    Use uma paleta com superfície de vidro para dispor as tintas. O vidro proporciona uma superfície macia e durável para misturar e a tinta seca pode ser facilmente removida com uma raspadeira com lâmina. Para manter as tintas acrílicas úmidas em condições climáticas quentes e áridas, considere usar uma garrafa borrifadora de água, como as que são usadas por jardineiros. Borrife a paleta periodicamente, com uma nuvem fina para prolongar o tempo de trabalho das tintas.

  5. 5

    Comece a pintura da paisagem trabalhando com uma tela esticada e preparada com uma camada de gesso. Pinte o céu do fundo como se segue: misture uma pequena quantidade de branco titânio com o azul manganês e com meio acrílico brilhante, e pincele uma grande faixa através do meio do céu. Acima da área do meio, adicione um pequeno toque de rosa ftalocianino ao azul e misture suavemente as cores, trabalhando da linha do horizonte para cima. Para a parte frontal, comece da base da tela com marrom queimado e trabalhe daí para cima, misturando a sienna queimada para clarear o tom gradualmente, à medida em que se move para cima. Isso formará a pintura de base para a relva e é a base para o solo sombreado embaixo dos caules do capim.

  6. 6

    Disponha as formas da cadeia de montanhas usando tons pastéis das cores primárias. As montanhas ao longe estão obscurecidas pela neblina atmosférica. Pinte os lados sombreados com tons de azul e violeta claro. Os lados ensolarados das encostas estão realçados em sombras de rosa muito claro e de amarelo. A relva está disposta com os tons dourados e bronzeados do outono feitos com uma mistura de amarelo ocre e sienna queimada.

  7. 7

    Pinte os troncos das árvores aspen com um tom de cinza muito claro, de uma mistura de branco de titânio com cinza Payne. Use marrom queimado nos lados sombreados dos troncos. Para as folhas, um tom castanho é feito com uma mistura de sienna queimada e amarelo ocre. Use toques de amarelo cádmio nos realces e marrom queimado nas sombras.

Dicas & Advertências

  • A pintura está quase acabada. Deixe secar por dois dias e sele-a com um verniz acrílico. Depois que o verniz secar de um dia para o outro, a pintura estará pronta para ser emoldurada.

O que você precisa?

  • Tintas acrílicas: amarelo cádmio médio, vermelho rosado ftalocianino, azul manganês, branco titânio, cinza Payne, amarelo ocre, terra de sienna queimada, marrom queimado
  • Pincéis sintéticos de cerdas rígidas
  • Paleta com superfície de vidro
  • Álcool desnaturado
  • Água
  • Garrafa borrifadora de água
  • Tela preparada

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível