Como pintar paredes com esponjas

Escrito por susan miller | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como pintar paredes com esponjas
Além de ser uma decoração bonita e barata, pintar as paredes com esponjas pode ser uma diversão em família (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

Criar um efeito esponja em suas paredes adiciona uma camada sutil de design ao que de outra forma seria uma parede lisa pintada. Adiciona um pouco de textura, interesse e elegância sem custos a mais, fornecendo da mesma forma um sofisticado cenário para artes e para o resto de sua decoração. Você terá que passar um pouco mais de tempo para atingir o efeito desejado, mas será tempo bem gasto, e será muito divertido uma vez que entre no ritmo.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

A pintura com esponja pode ser feita de diversas formas. O primeiro passo é pintar a cor de base na parede, de forma normal com rolos e trinchas, assegurando que todas as áreas estão cobertas com sua cor eleita. A camada com efeito esponja pode ser aplicada enquanto a tinta ainda está fresca ou depois de secar, dependendo do efeito que quer criar. Faça alguns testes em papel, pedaços de reboco, ou numa porção escondida de sua parede antes de entrar em ação. Pode-se aplicar o efeito esponja com a mesma cor da base da parede, com uma cor diferente, com duas ou mais cores, ou com uma solução para antiguidades à base de óleo para um efeito ainda mais diferente. E você não precisa necessariamente usar uma esponja, você pode usar trapos, papel e ferramentas de todos os tipos para atingir o aspecto que deseja.

Intervalo de Tempo

Pintar uma parede com o efeito esponja demora no mínimo o dobro do tempo que levaria para pintar a parede com rolos ou trinchas, e possivelmente mais. Isso acontece porque os rolos e as trinchas cobrem uma grande área rapidamente. O efeito esponja é feito à mão, por isso é coberta uma pequena área de cada vez, a não ser que prenda a esponja a uma ferramenta que simplifique o processo. Até mesmo porque, de qualquer maneira você terá que pintar a parede duas vezes. Se está aplicando o efeito esponja num quarto inteiro e planeja aplicar a esponja com as paredes ainda frescas, vai querer fazer apenas uma parede de cada vez, ou uma porção de parede de cada vez, se assegurando de disfarçar as linhas de marcação.

Tamanho

O tamanho da esponja que você está usando para pintar é outro fator que influenciará o aspecto final e quanto tempo demorará para acabar o trabalho. Uma esponja menor irá dar à sua parede um ar mais texturizado e padronizado, e uma esponja maior irá dar à parede um aspecto completamente diferente. É sempre melhor testar o design num pedaço de placa de parede para ter a certeza que lhe dará o aspecto desejado, e mesmo assim, nem sempre é fácil imaginar como ficará numa parede inteira. Em alguns casos, uma esponja muito grande pode fazer com que a pintura pareça raiada ou que foi aplicada de forma descuidada na parede, em vez de parecer um design intencional.

Efeitos

A maneira como pressiona a esponja carregada de tinta na parede pode fazer um design com muito aspecto diferente mesmo utilizando a mesma esponja. Você pode cortar a esponja num formato que especial ou tentar diferentes métodos de aplicação para obter resultados diferentes. A maneira como rola seu punho e a pressão que aplica na esponja criam um efeito diferente, tal como arrastar a esponja pela tinta úmida da parede. Você pode experimentar vários métodos, os quais poderá cobrir com outros caso não goste do resultado.

Considerações

Se tiver um amigo ou familiar para ajudá-lo a pintar com esponja, verifique se ambos estão usando a mesma técnica ou você poderá sempre notar onde é que você passou a esponja e onde é que a outra pessoa passou a esponja. Isso não é mau de todo, se você não está preocupado em obter uma aparência uniforme por toda a parede. Mas tenha o cuidado de disfarçar as uniões de uma maneira que lhe seja visualmente agradável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível