Mais
×

Como pintar pavers exteriores

Atualizado em 19 julho, 2017

Pavers (também chamados de pavimentos intertravados) fornecem uma solução atrativa e duradoura a passarelas, pátios e até mesmo entradas de automóveis. Se bem conservados, adicionam impecabilidade e valor a qualquer casa. Pintá-los ajuda a incorporar cor na paisagem e também faz a limpeza dos pavers ainda mais fácil — usando uma mangueira de jardim, sujeiras e detritos são lavados com o mínimo de esforço. A pintura também previne o acúmulo de sujeira e o crescimento de plantas indesejáveis.

Instruções

Pintar traz nova vida aos pavers (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Planeje o dia certo para pintar os pavers. O dia ideal não deve ter chances de chuva e deve estar com temperatura acima de 10 graus Celsius. Deixe o mínimo de 12 horas de tempo livre para fazer a pintura. Escolher o dia com as condições certas determinará o sucesso do produto final. Não ter tempo suficiente para a secagem entre as camadas ou uma tempestade irá resultar em tempo e material desperdiçados.

  2. Limpe os pavers completamente. Primeiramente escove-os com uma vassoura dura, removendo o máximo de sujeira e poeira possível. Use uma parte de água sanitária para quatro partes de água e use um escovão para esfregá-los. Comece do topo para baixo e limpe os pavers completamente. Enxágue-os com uma mangueira. Como alternativa, use uma mangueira de alta pressão para a limpeza. Leia as instruções atentamente e tome cuidado ao usá-la. Usar uma pressão imprópria pode danificar os pavers. Deixe-os secar completamente; absorva um pouco da água com uma toalha para acelerar o processo.

  3. Em um balde limpo, coloque uma parte de terebintina para três partes de tinta para paver. Isso será apenas para a primeira camada. A mistura adere melhor ao paver do que à tinta pura, permitindo que as camadas seguintes sejam mais suaves. Aplique a mistura uniformemente com um pincel ou rolo de pintura e deixe secar. O tempo de secagem varia de acordo com as condições, mas deixe secar por pelo menos seis horas.

  4. Aplique a segunda camada de tinta pura. Use um pincel ou rolo para fazer faixas uniformes, aplicando generosamente a tinta. Deixe a segunda camada secar completamente. Para decidir se o paver precisa de uma terceira camada, consulte as instruções no rótulo do fabricante. Se precisar, repita esse passo.

  5. Preserve os pavers mantendo-os limpos. Retoque os pavers quebrados ou danificados imediatamente para prevenir que a água cause danos entre a tinta e os pavers. Repinte a cada três ou quatro anos, ou sempre que necessário, com uma camada de tinta.

Dicas

  • Use roupas e luvas protetoras quando trabalhar com tinta para paver.

Aviso

  • Tijolos porosos absorvem tinta, dificultando a remoção se uma mudança for desejada.

O que você precisa

  • Vassoura
  • Água sanitária
  • Água
  • Mangueira
  • Panos para secagem ou toalha
  • Balde
  • Terebintina
  • Tinta para paver
  • Pincel ou rolo de pintura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article