×
Loading ...

Como pintar peças de cerâmica esmaltadas

Atualizado em 17 abril, 2017

Pintar cerâmicas esmaltadas antigas pode poupar dinheiro e dar um toque pessoal ao conjunto. Um banheiro desatualizado, com paredes de azulejos de cerâmica e pisos pouco atraentes, pode custar muito caro para ser modernizado. Sendo assim, caso deseje apenas mudar a cor das peças de cerâmica esmaltadas, é possível pintá-las sem ajuda de um profissional. Lâmpadas, vasos e outros objetos esmaltados também podem ser repintados e selados para parecerem novos, bastando usar uma tinta e um selador apropriados.

Instruções

Azulejos de cerâmica esmaltados podem ser pintados para combinar com a decoração (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Despeje a água e o alvejante em um borrifador de acordo com as instruções do produto. Agite o frasco para misturar os ingredientes. Em seguida, borrife a solução sobre a cerâmica esmaltada. Deixe agir por dez a15 minutos.

    Loading...
  2. Borrife mais solução na cerâmica e use uma escova de limpeza para esfregar vigorosamente a peça esmaltada. Em seguida, enxágue com água e deixe secar.

  3. Estique um pedaço de pano velho ou plástico abaixo das peças de cerâmica, a fim de aparar os respingos de tinta.

  4. Pinte as peças de cerâmica. Como o esmalte é liso e escorregadio, use uma tinta viscosa, que se fixará à superfície da cerâmica. Tintas à base de óleo ou de água com resina de uretano são adequadas para o trabalho. Para começar a pintura, mergulhe um pincel na tinta e aplique camadas uniformes nas peças. Se o objeto for grande ou for uma parede azulejada, é possível usar um rolo de pintura.

  5. Finalize a peça de cerâmica. Deixe secar por dois ou três dias e aplique uma camada de uretano para proteger a tinta. Por fim, deixe secar completamente de um dia para o outro.

Loading...

Aviso

  • Se a peça de cerâmica pintada entrar em contato com grandes quantidades de água, a tinta poderá descascar. Sendo assim, em áreas onde a água é frequentemente usada, chame um profissional.

O que você precisa

  • Detergente forte ou alvejante
  • Escova de limpeza
  • Borrifador grande
  • Tintas à base de óleo ou de água com resina de uretano
  • Vários pincéis
  • Pedaço de tecido velho ou plástico
  • Uretano

Referências

Loading ...
Loading ...