Dicas para pintura de espuma de poliuretano

Utilize tinta spray para pintar a espuma de poliuretano

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Espuma de poliuretano é usada frequentemente como um material de modelagem por amadores e aficionados em jogos de guerra, bem como em uma grande variedade de outras aplicações, como almofadas de móveis e isolamento. A espuma de poliuretano deve apenas ser pintada com tinta em spray, se for do tipo de célula fechada. As espumas de poliuretano de célula aberta tendem a derreter quando submetidas a aerossóis.

Preparação

Procure muito bem por qualquer irregularidade na superfície do poliuretano; isto inclui pequenos orifícios deixados pelos bolsões de ar e pequenas quantidades extras de poliuretano. É possível corrigir esses problemas depois que a espuma foi pintada, mas provavelmente significa que a espuma terá que ser repintada. Corte cuidadosamente qualquer sobra usando uma faca artesanal e lixe até que fique liso e homogêneo. Buracos deixados por bolhas de ar podem ser preenchidas com algo semelhante à massa corrida, mas para uso geral.

Vedação e preparação

Existem dois tipos de espuma de poliuretano: de células abertas e de células fechadas. A espuma de célula aberta é mais macia porque o material é poroso e permite que o ar penetre; já a espuma de células fechadas não é porosa e é consideravelmente mais resistente. Você deve selar as espumas de células abertas antes de pintá-las. Isso se faz pela mistura de cola branca e água, pincelando-a sobre a espuma. Limpe bem o pincel imediatamente após usar. As espumas de células fechadas podem ser pintadas sem vedação. Aplique um primer à base de acetona diretamente sobre a espuma.

Pintura

Aguarde até que o primer seque completamente antes de pintar. Você pode usar quase qualquer tipo de pintura em poliuretano, isto inclui tintas acrílicas, à base de óleo e também tinta spray. Aplique uma camada de base e deixe-a secar; em seguida aplique uma segunda e -- se necessário -- até uma terceira camada para atingir o efeito desejado. Várias camadas finas são melhores do que uma camada muito espessa, isso ajudará a preservar os detalhes. Pinte as áreas mais baixas da espuma primeiro; é mais fácil o pincel alcançar uma área elevada e deixar de pintar uma área baixa do que o contrário. Pintar as áreas elevadas por último ajudará a encobrir os erros.

Lavagem

Aplicar uma ou mais lavagens pode ajudar a realçar os detalhes da espuma. Faça uma lavagem misturando a tinta à água; as proporções dependem da cor da tinta que está sendo usada. Você pode fazer lavagens coloridas mais leves com menos água do que as mais escuras -- a lavagem do preto pode ser composta principalmente de água com a adição de apenas algumas gotas de tinta preta; a lavagem com tinta preta aplicada na fase final pode ajudar a criar um efeito sombrio.

eHow Brasil
×