Mais
×

Como pintar pratos de plástico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Realizar trabalhos artesanais é uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal à decoração de uma casa ou de presentear uma pessoa importante. Fazer pinturas em pratos de plástico de baixo custo que combine com a decoração de uma residência, ou como um presente para um ente querido, é uma forma de arte relativamente rápida de ser feita, que pode produzir excelentes resultados. Ademais, o melhor de tudo é que o trabalho artístico é limitado apenas pela imaginação de seu realizador, não custando muito dinheiro para ser feito, sendo ainda de fácil realização, de modo que até as crianças poderão ajudá-lo.

Instruções

Os pratos pintados ficam bastante bonitos quando pendurados na parede (black decorative plate image by Lucy Cherniak from Fotolia.com)
  1. Organize a sua área de trabalho, cobrindo a mesa com uma toalha de mesa ou jornais. Isso fará com que ela fique limpa, especialmente se houver crianças ajudando-lhe a realizar a atividade.

  2. Lave a louça de plástico com água morna e sabão, a fim de remover quaisquer substâncias oleosas ou impressões digitais que possam estar nelas. Seque bem os pratos com uma toalha limpa e macia.

    Água e sabão removerão as impressões digitais (Meal, Toast on Plate with Floral Drawing, Food image by Astroid from Fotolia.com)
  3. Decida quais tipos de estampas e cores desejará utilizar nos pratos. Procure em revistas ou esboce os seus próprios desenhos. Quanto aos pratos que receberem tintas próprias para o plástico, geralmente não são mais seguros para servir alimentos. Portanto, escolha pratos de plástico transparentes que possam ser pintados na parte de baixo, de modo que seja seguro utilizá-los para servir a comida. Ao escolher um prato colorido, pinte ao redor de suas bordas, deixando a parte central apta para servir alimentos.

  4. Pegue as tintas, pincéis, copo de água e toalhas de papel a fim de pintar o prato. Se a tinta escolhida precisar de um primer, será necessário utilizá-lo antes. Algumas tintas exigem primer e outras não. Verifique as instruções do fabricante.

  5. Pinte os pratos de plástico usando qualquer desenho escolhido. Use selos, estampas ou qualquer outra forma de decoração que queira adicionar, garantindo um toque especial ao projeto.

  6. Deixe os pratos já pintados secarem completamente. Siga as instruções do fabricante para saber se será necessário aplicar uma camada de verniz incolor, bem como quanto tempo a pintura demorará para ficar pronta.

  7. Adicione um gancho em todos os pratos que foram pintados. Posteriormente, basta pendurá-los nas paredes da casa.

Dicas

  • Certifique-se de ler as instruções do fabricante a respeito da preparação e acabamento dos pratos.

O que você precisa

  • Pratos de plástico
  • Tinta não tóxica para plástico, nas cores de sua escolha
  • Pincéis
  • Toalha de mesa velha ou jornais
  • Estampas ou selos
  • Copo de água
  • Toalhas de papel
  • Revistas
  • Água morna e sabão
  • Ganchos para prato
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article