Como pintar um retrato em pinturas a óleo

Escrito por ehow contributor | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como pintar um retrato em pinturas a óleo
Aprimore sua pintura a óleo com alguns cuidados especiais (oil painting canvases image by Z from Fotolia.com)

A pintura a óleo pode ser desafiadora e complicada. Há muitos fatores a se considerar, como que cores escolher para a paleta, variações tonais na complexão, técnicas para pintar cabelos, e iluminação. Aqui estão algumas dicas para ajudar a pintar um retrato em pinturas a óleo com belos resultados.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Prepare para pintar

  1. 1

    Comece com um quarto que contenha abundância de luz natural. Pouca iluminação força os olhos e pode afetar as cores que você utiliza. Se não puder trabalhar em um espaço com várias janelas, consiga uma boa luminária de luz ambiente.

  2. 2

    Organize as tintas da paleta. Esprema uma linha de cada cor na borda. Use branco-titânio, preto-ébano, azul ultra-marinho, siena-crua, ocre-amarelo, amarelo- cádmio-médio, luz vermelha-cádmio, carmesim alizarina, siena queimada, fusco queimado, fusco-cru, viridiana e ftalo-verde. Esta é uma mistura típica de cores de retrato que pode variar com o artista.

  3. 3

    Mescle alguns valores básicos que necessitará em tons de cinza, marrom e tons de cor. Para criar uma variedade de cores de pele, crie valores (escuros, médios e claros) das seguintes mesclas: ocre amarelo e branco; siena crua e branco; siena crua, vermelho cádmio e branco; vermelho cádmio, branco e um toque de siena crua. Tons neutros podem ser mesclados do fusco cru e branco ao branco e preto.

  4. 4

    Prepare a postura e luz do objeto, se estiver pintando elementos vivos. Caso esteja usando uma fotografia, coloque-a na parede ou em cima do seu cavalete para vê-la claramente. Tome alguns instantes para estudar seu objeto antes de começar a pintá-lo, notando mentalmente suas proporções, cores e luzes.

    Pinte o objeto

  1. 1

    Pinte um "rascunho" antes, que, na verdade, apenas sobrepõe tons escuros, médios e claros na tela. Comece com os escuros primeiro. Você pode usar tintas acrílicas para isso, já que secam rapidamente e permitem uma camada de óleo por cima. Se estiver usando óleos, não adicione nenhum óleo de linhaça ou outro que demore a secar neste estágio.

  2. 2

    Comece a pintar as formas escuras e claras que ver quando observar o objeto, adicionando detalhes em camadas posteriores. Em retratos a óleo, são geralmente pintadas uma camada por vez.

  3. 3

    Use tons frios com cores menos intensas no fundo para que aparente estar mais distante.

  4. 4

    Posicione as pupilas no meio da cabeça; a parte inferior do nariz deverá estar entre as pupilas e o queixo. O centro dos lábios deve estar localizado 1/3 inferiormente desde a base do nariz. A 2/3 abaixo do nariz estará a ponta do queixo.

  5. 5

    Alinhe o a parte de cima das orelhas com as sobrancelhas. O ouvido deverá estar alinhado à parte inferior do nariz. Em uma boca sorridente, os cantos se alinham às pupilas. A linha dos ombros deverá ser do comprimento de duas cabeças (e não largura), horizontalmente. Do queixo ao ombro, deverá haver o espaço de ½ cabeça.

  6. 6

    Pinte os cabelos em massas de tons escuros e claros, adicionando detalhes em alguns feixes, mas não na totalidade do cabelo. Use o pincel para dar uma textura pintada, ao invés de pintar fios individualmente.

Dicas & Advertências

  • Quando estiver usando modelo, assegure-se de que não esteja em uma posição que o cansará rapidamente. Permita que tenham apoio e descanso para os pés. A área da mandíbula e do pescoço são geralmente menos coloridos (com algo mais neutro adicionado à mistura) do que outras partes da cabeça. Quanto mais jovem o modelo, mais coloridas serão as orelhas, bochechas e nariz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível