Pintar sobre tinta gel

Escrito por stevie donald | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik

A velatura em gel é formulada mais como uma tinta do que uma velatura tradicional. Como a tinta, ela reveste a superfície em vez de penetrá-la e é usada principalmente na madeira, embora possa ser aplicada em outras superfícies, incluindo fibra de vidro e metal. Ela também é usada para acabamento e vitrificação. Você poderá pintar sobre a velatura em gel, desde que a superfície esteja livre de tinta descascada ou verniz e esteja lixada e preparada.

Outras pessoas estão lendo

Pintar superfícies externas

A velatura em gel deve ser envernizada quando usada em superfícies externas. Portanto, a preparação deverá incluir raspagem e lixamento, ambos para remover a tinta ou verniz. Usar tinta de fundo e pintar diretamente sobre o verniz brilhante não dará adesão, e a pintura começará a descascar ou lascar. Use detergente neutro e uma esponja ou escova macia para remover o óleo e a sujeira. Limpe os cantos das portas ou manchas da mobília com uma escova de dentes macia. Enxágue e deixe secar. Usar uma espátula ou um raspador virá a calhar para a remoção de velatura em gel e verniz que estiverem soltos. Além disso, as esponjas de aço serão ótimas para alcançar os cantos e recantos ou para lixar as superfícies irregulares. Use uma tinta de fundo (à base de óleo) ou látex. Não use a primeira demão de goma-laca sobre superfícies envernizadas externas. Aplique duas demãos de tinta para cobrir bem as áreas e deixe secar conforme as instruções da embalagem. Duas demãos de tinta de boa qualidade aderem melhor que uma. Mesmo se uma demão de pintura parecer boa, passe uma segunda demão para máxima durabilidade, utilizando 100% de tinta acrílica (à base de água). A pintura à base de óleo poderá funcionar bem para metal ou fibra de vidro, embora leve mais tempo a secar.

Pintar superfícies internas

Já que a velatura em gel é muito encorpada, ela quase não respinga e não escorre durante a aplicação, por isso é frequentemente usada em superfícies interiores verticais, como painéis, portas e armários. Quando usada no interior, não precisará ser envernizada, embora na maioria dos casos a madeira sem verniz não será fácil de limpar e poderá parecer um pouco fosca. De qualquer forma, o procedimento para as superfícies interiores e exteriores será o mesmo, pois elas precisam estar livres de tintas descascadas e sujeira, bem como precisam ser lixadas e preparadas antes da pintura. Tinta de fundo látex, goma-laca ou selante, todas funcionam bem em superfícies interiores. Tenha em mente que a goma-laca e tintas de fundo têm cheiro muito forte e exigirão aguarrás para limpar. Use uma tinta de boa qualidade para pintar o interior depois que a tinta de fundo secar. Você poderá usar tinta látex à base de água, para pintar sobre uma tinta de fundo à base de óleo; somente tintas à base de óleo convencionais não poderão ser pintadas com tinta látex. Se estiver pintando algo como a mobília, você poderá usar tinta em aerossol para o projeto inteiro. Apenas certifique-se de ler as instruções do rótulo, pois alguns aerossóis não precisam de tinta de fundo, mas se for laca você não poderá usá-lo sobre muitas tintas e vernizes. Leia as instruções do rótulo pois existem muitas formulações diferentes no mercado e muitas requerem diferentes procedimentos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media